Estado - País - Mundo

Primavera inicia oficialmente nesta quinta-feira

22/09/2022 - 10h15min

Créditos: Guilherme Sperafico

O colorido das flores e das árvores já domina as paisagens e o pôr do sol ocorre mais tarde a cada dia. O frio deixa de ser predominante, dando lugar às temperaturas amenas. São os sinais da chegada da primavera, que começa oficialmente nesta quinta-feira, às 22h04, com a influência do fenômeno La Niña, que terá reflexos no clima.

No início da primavera, os dias terão aproximadamente a mesma duração das noites. No Hemisfério Sul, os dias vão ficando cada vez mais longos e as noites cada vez mais curtas, até o dia com maior presença do Sol no ano, que ocorre no início do verão, em 21 de dezembro, às 18h48.

Este início de estação será sob condições de La Niña, pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico e a alteração no regime de vento da região. Em uma situação rara, a primavera de 2022 será a terceira seguida que vai transcorrer com o fenômeno atuando e deixando uma preocupação a mais para a agricultura do Sul do Brasil.

CHUVAS
A primavera deverá ter chuva irregular mais uma vez neste ano, assim como ocorreu nos anos de 2020 e 2021, impactando na cultura de milho. Existe risco de quebra de produtividade em muitas áreas. Espera-se uma grande variação das precipitações de região para região, com tendência de volumes abaixo da média histórica durante grande parte da estação.

Por isso, de acordo com projeção da MetSul Meteorologia, há o alerta que, à medida que o verão se aproxima, a irregularidade da chuva tende a se acentuar. Com isso, algumas áreas do território gaúcho podem enfrentar maior déficit, com ameaça de prejuízos em lavouras.

TEMPORAIS

A MetSul também destaca que a primavera é período com maior frequência de tempestades. Neste ano, com o Pacífico mais frio do que o normal ou sob La Niña, a frequência de tempestades pode não ser tão alta como se estivéssemos sob El Niño, mas quando os temporais ocorrerem podem ser muito intensos pelo maior contraste térmico entre massas de ar frio e quente.

Por isso, episódios de vendavais intensos e destrutivos localizados não necessariamente serão frequentes, mas quando ocorrerem podem ser severos. Por tendências históricas, o risco de granizo é mais elevado quando nas condições climáticas como as desta primavera.

TEMPERATURA

Como estação de transição para o verão, aumenta a frequência de dias de calor e diminui os de frio. O começo da estação ainda tem características mais amenas e até com frio em alguns dias, mas ao final terá padrão típico de verão. Os dias de calor aumentam, especialmente entre novembro e dezembro., quando podem ocorrer alguns períodos de calor intenso.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário