Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Projeto Sem Barreiras em Dois Irmãos

01/09/2022 - 18h00min

Alunos mostrando seus certificados Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

 

Dois Irmãos — Imagine ter que sair da sua cidade natal, com os filhos pequenos para um lugar, sem nenhum rosto familiar, com um idioma que você não fala e pouco ou nenhum recurso. Tudo isso para fugir da fome e de uma crise sem precedentes, que tomou conta do seu país. Essa é a dura realidade de muitos dos imigrantes venezuelanos que vieram buscar em Dois Irmãos uma chance de recomeçar.

Percebendo esse impasse, Flavia de Paula Pires, do Rotary Club, decidiu agir, criando projeto social “Sem Barreiras”, que se propôs a ensinar português para os venezuelanos residentes do município, gratuitamente e se encerrou no dia 20 de agosto. Participaram do projeto duas professoras, sendo a de língua portuguesa, Sônia Maria de Paula Pires e a de língua espanhola, Deisy Bamberg.

 Apoio para os estudos

Os 12 filhos dos alunos puderam ir junto nas aulas, pois haviam voluntários para cuidar deles e fazer atividades recreativas enquanto os pais estudavam. Durante a cerimônia de encerramento, a presidente do Rotary, Alethea Previato Costa, agradeceu o bom comportamento das crianças, o que ajudou no aprendizado dos seus responsáveis.

Os alunos receberam um kit de estudos, lanche, transporte e fizeram as aulas na Escola 29 de Setembro. Na cerimônia final, ganharam uma cesta básica e os pequenos receberam brinquedos e materiais escolares. Essa ação só pode ser possível com as doações da comunidade, do espaço disponibilizado na rede municipal e da boa vontade do Rotary Club e seus voluntários, de fazerem a diferença.

 

Gratidão dos participantes

Com os certificados na mão e sorrisos no rosto, alguns dos 11 formandos do curso fizeram seus discursos em português. A gratidão era nítida na fala e na entonação dos estudantes. Um deles disse que o certificado estava errado e deveria ser de Português I, pois eles vão querer que o curso continue, e tenha um de Português II.

As aulas foram sobre vocabulário, apresentação pessoal, trabalho, entrevista de emprego e construção de currículo. Com esse certificado em mãos, esses venezuelanos conseguirão melhores chances no mercado de trabalho e podem interagir melhor com a comunidade. “O projeto Sem Barreiras veio para alcançar algo muito fundamental para a integração, que é a comunicação. Conseguimos ver que foi feito com o coração. ”, disse o prefeito Jerri Meneghetti.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.