Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Próximo desafio é de 42 K; Marlei disputará a primeira maratona em São Paulo

09/08/2022 - 05h30min

A atleta de Morro Reuter e Dois Irmãos vai largar no Pelotão de Elite na prova promovida pela Fila (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter / Dois Irmãos / S. Paulo – A atleta Marlei Willers, 44 anos, ingressou no mundo das corridas de rua há cerca de cinco anos. Desde então concluiu 60 provas e, destas, só não foi ao pódio em quatro. Em cada desafio superou seus próprios limites, mostrando-se altamente competitiva. Geralmente largando atrás, com predisposição física e psicológica, ela foi provando sua capacidade, chegando junto ou na frente dos pelotões de elite, mostrando à que veio e deixado a sua marca.

Todas as vitórias, troféus e conquistas sempre levam a um passo além. E assim Marlei, que até agora era meia maratonista, está se preparando para um desafio ainda maior: a sua primeira maratona. E a inscrição já está confirmada. O evento esportivo promovido pela Fila, em São Paulo, acontece no dia 28 de agosto. E o melhor de tudo: desta vez Marlei vai largar na Elite.

Não importa o frio, tampouco o clima úmido ao pé da Serra. Os treinos dos últimos dias estão intensos, afinal, será o dobro de preparo para correr os 42 quilômetros. E a Marlei é isso: superações de desafios.

A atleta subiu ao pódio em praticamente todas as 60 competições em que participou até aqui (Créd. Foco Radical / arquivo)

Meio que de surpresa, mas se tornando tudo

Marlei é natural do interior do Paraná, município de Pérola do Oeste. Mora há 28 anos em Morro Reuter, cidade em que foi reconhecida como cidadã honorária recentemente.

O esporte sempre esteve em sua vida de alguma forma, mas, como forma de lazer. Atuou no futsal desde ao Projeto Prata da Casa de Dois Irmãos, ao Chimarrão de Estância Velha.

No final de 2017 começou a correr. O objetivo não era ser competitiva, a ideia era que fosse apenas um lazer. Mas as vitórias foram chegando, uma após a outra, evidenciando seu espírito de atleta.

O estopim foi quando fez a meia maratona de Porto Alegre e ficou como terceira colocada geral. E estava correndo há meio ano apenas. “O Júlio Pauletti [treinador] disse que tinha que aproveitar a oportunidade. Aí começamos a nos juntar com mais profissionais para apoio”.

Outro momento foi em ainda em 2018 quando fez a Volta Internacional da Pampulha de Minas Gerais. “Larguei no meio da galera e cheguei em 11º lugar”, lembra. Da sexta até a colocação dela todas as mulheres haviam feito a prova em tempo similar, com a diferença nos segundos. A partir de então começou a se dedicar ainda mais.

O surgimento da Preta Pastas

Marlei se revisa entre a vida de atleta e a cozinha (Créd. Cleiton Zimer)

Mas a decisão de se dedicar ao esporte também significava reorganizar a vida e abrir mão de algumas coisas. Até então era coordenadora comercial em Novo Hamburgo, saía de casa às 6h e só retornava ao anoitecer. Quando via, estava treinando até após às 22h; o que era inviável, afinal, o descanso é tão importante quanto o preparo.

Decidiu sair do emprego e começou a empreender o que gerou ainda mais compromissos mas, ao menos, poderia ter flexibilidade de horários para os treinos e também para as competições. Surgiu assim, em meio à necessidade, a Preta Pastas, com diversas opções de comidas caseiras.

Marlei, além de atleta, também passou a ser cozinheira, vendedora e entregadora. Construiu a sua própria marca, fez a divulgação dos produtos e expandiu para a região, conquistando a credibilidade da clientela.

Até hoje segue fazendo de tudo um pouco, se revezando entre as ruas e a cozinha, que fica no porão de casa, em Morro Reuter.

Os bastidores de uma atleta

Nos bastidores da vida de uma atleta que despontou em um segmento diferente há inúmeros percalços. Durante muito tempo, desde o início da carreira, a busca por apoio sempre foi uma dificuldade. Bateu em muitas portas mas poucas se dispuseram a patrocinar a Marlei atleta.

O primeira semestre deste ano foi, de forma particular, ainda mais desafiador. Recebeu muitos “nãos”.

Mas, como que por força do destino, a resposta veio através 37ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre em junho deste ano. Ela quebrou o recorde pessoal nos 21 km, ficando em segundo lugar na competição. Marlei, novamente, largou atrás; mas chegou com 20 segundos de diferença da campeã – uma atleta profissional, com metade da idade dela e com competições fora do país, inclusive. “Aí pensei, não posso parar”.

Patrocinadores

Se a dificuldade, até então, era o patrocínio, por que não ser patrocinada pela própria Preta?

E assim o fez, a Preta Pastas passou a ser a patrocinadora.

E com isso mais coisas boas foram acontecendo. No total, cinco empresários passaram a patrocinar a Marlei corredora. Um deles é o Espaço Luz, de São Sebastião do Caí; o outro, é o Galva de Porto Alegre. Além destes três empresários de Dois Irmãos se juntaram para apoiar a atleta, são eles: O Júlio pela Body’s, a representante comercial Rosane e o Rodrigo da Vale Plasti.

Marlei conta ainda com o apoio de diversos profissionais que a preparam em diversas frentes para que possa ir para as ruas, correr e conquistar.

A atleta pontua que o apoio de todos é fundamental. “Assim poderei focar de forma mais intensa nas competições, com mais dedicação ao preparo”.

Ela faz questão de agradecer ao Júlio. “Além de técnico, ele acredita em mim. Ele é muito calmo e me traz essa tranquilidade. E muitas vezes ele acredita mais em mim do que eu mesma”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.