Estado - País - Mundo
PSD define Caiado como candidato à Presidência e Eduardo Leite fica fora da disputa
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não será candidato à Presidência da República pelo Partido Social Democrático (PSD) nas eleições deste ano. A decisão deve ser comunicada oficialmente nesta segunda-feira (30) pelo presidente do partido, Gilberto Kassab.
De acordo com a definição partidária, o nome escolhido para disputar o Palácio do Planalto é o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A candidatura deve ser formalizada ainda hoje, em São Paulo.
Nos últimos dias, Leite havia ganhado força dentro do partido, especialmente após a desistência do governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciada em 23 de março. O gaúcho passou a se apresentar como uma alternativa capaz de dialogar com diferentes espectros políticos, destacando seu perfil liberal e trânsito entre setores da centro-esquerda e da direita.
Apesar do avanço interno, pesou na decisão de Kassab a estratégia de contemplar parlamentares de direita não alinhados à família Bolsonaro, o que fortaleceu o nome de Caiado dentro da legenda.
Na última semana, Leite esteve em São Paulo, onde concedeu entrevistas e intensificou articulações para viabilizar sua candidatura. Ainda assim, não conseguiu reverter a preferência consolidada no partido.
