Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

08/09/2022 - 14h42min

Atualizada em 08/09/2022 - 15h03min

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. (twitter @RoyalFamily)

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.

Elizabeth assumiu a coroa do Reino Unido no dia 6 de fevereiro de 1952, com apenas 27 anos, após a morte do rei George VI, depois de várias complicações em razão de um câncer no pulmão.

Tanto Elizabeth II, quanto seu pai, o rei George VI, não eram predestinados a assumir o trono do Reino Unido. A coroação de ambos só foi possível após a renúncia do rei Edward VIII para se casar com uma americana. Assim, George VI subiu ao trono e, por não ter herdeiros homens, Elizabeth se tornou a sucessora.

Na época em que se tornou rainha, Elizabeth II já era casada com Phillip, que após a coroação recebeu o título de Duque de Edimburgo. Eles se conheceram em 1934 e se casaram mais de 10 anos depois, em 20 de novembro de 1947. Os dois ficaram juntos por toda a vida, até o falecimento do príncipe consorte em abril de 2021.

Juntos, Phillip e Elizabeth tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.

70 anos de reinado

Durante seu reinado, a Rainha Elizabeth II quebrou vários paradigmas. Aos 96 anos, ela alcançou o marco de soberana mais velha do Reino Unido e a mulher que reinou mais tempo por todo o mundo. Globalmente ela ocupa a segunda posição em reinados mais longos independente do gênero, ficando atrás apenas do francês Louis XIV. Em seus 70 anos no poder, Elizabeth II viu 15 primeiros-ministros distintos no Reino Unido e presenciou 12 presidentes norte-americanos diferentes.

Elizabeth também é conhecida por amar a raça de cães Pembroke Welsh Corgi, nativa da Grã-Bretanha. Durante o reinado, Elizabeth II teve mais de 30 cães dessa raça. Além disso, ela tinha uma grande paixão por equitação e teve mais de 100 cavalos de corrida ao longo das décadas que, no total, conquistaram mais de 1,6 mil vitórias em corridas.

O trono do Reino Unido será ocupado, agora, pelo filho primogênito de Elizabeth, Charles, o príncipe de Gales, ao lado da atual esposa dele, Camilla Parker-Bowles. Já a sucessão ao trono será com o príncipe William (duque de Cambridge) — primeiro filho de Charles, fruto do casamento com a princesa Diana (1961 – 1997) — e o segundo herdeiro é o príncipe George — filho mais velho de William e de sua esposa Kate, a duquesa de Cambridge.

 

Por G1 e Correio Braziliense

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.