Estado - País - Mundo
Ramon Arnold: modernização na Câmara de Dois Irmãos
Por Giordanna Benkenstein Vallejos
O presidente atual da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos é Ramon Arnold, filiado ao PP. Ele é gerente comercial em uma empresa de logística em Novo Hamburgo, local que trabalha há nove anos. Ele concilia seu tempo entre a iniciativa privada e a vida pública. Com a sua experiência na área privada, ele consegue agregar inovações e gerar modernizações relevantes no poder legislativo.
Antes de trabalhar em logística e de ser vereador, Ramon trabalhou na Idesa, no Grupo Herval, no Calçados Maid e também foi Secretário de Indústria, Agricultura, Comércio e Turismo em Novo Hamburgo. Ele é formado em Relações Públicas pela Feevale e aos 38 anos de idade, atua pela primeira vez em um cargo eletivo, que conquistou como vereador mais votado.
Apesar de ser natural de Novo Hamburgo, ele demonstra um forte amor pelo município de Dois Irmãos e um desejo de ajudar a comunidade local, mesmo com as limitações que o cargo de vereador pode ter. “Eu sempre fui progressista, nunca troquei de partido, mas meu partido principal é Dois Irmãos. Eu gosto dessa cidade e eu trabalho para ela.”, disse Ramon.
Como foi concorrer pela primeira vez e ser o mais votado?
O fato de eu concorrer foi uma decisão de certa forma difícil, mas natural. Eu não tinha experiência na questão de concorrer. Desde 2003 eu sou filiado, e sempre ajudei nas campanhas, mas dar meu nome à disposição foi algo muito diferente. Tentei usar estratégias da iniciativa privada e fazer um planejamento de campanha, com datas de postagens e dada a pandemia, fiz uma campanha muito mais digital e foi algo que surtiu um efeito positivo nas urnas. Ser o mais votado foi motivo de grande satisfação.
Quais eram as suas bandeiras na campanha?
Eu nunca prometi nada, até porque o vereador tem um trabalho muito limitado, mas uma das minhas bandeiras é a indústria e o comércio, a geração de renda, a economia de forma geral. Uma cidade com pungência econômica e boas fontes de renda, pode ter condições de investir nas demais áreas.
Quais foram os seus trabalhos mais expressivos como vereador?
Durante o primeiro ano, entrei na questão do estacionamento rotativo no Centro, em janeiro iniciei um grupo de estudos, para pensar como trabalhar o estacionamento. Fiz esse relatório e entreguei para o executivo e depende do executivo iniciar ou não. O segundo projeto grande que fiz foi fazer um projeto sobre as calçadas. Acho que nós nos preocupamos muito onde os carros passam e pouco onde as pessoas caminham. Então peguei um projeto baseado na cidade de São José dos Campos, com as devidas alterações e apresentei para o executivo, para que ele faça as devidas análises e reapresente, para que de fato vire um projeto.
O que te fez entrar para a política?
Meu tio foi um político ferrenho e vi o orgulho dele de participar da política de Dois Irmãos na década de 80. E tenho um outro tio, Artêmio Arnold, que é um grande exemplo para mim, que foi quatro vezes vereador em Nova Petrópolis e Picada Café e foi vice-prefeito em Picada Café. Quando cheguei na vida adulta, queria fazer alguma coisa para também ajudar a comunidade, e decidi ingressar na política. Acredito que ela é a arte do consenso, de tentar encontrar o melhor caminho em todas as situações.
Como está o trabalho na câmara?
Nós tivemos uma renovação de mais de 80%. Sete dos nove vereadores são novos. Alguns com passagem como suplentes, mas a grande maioria novos. E assim como tudo na vida, nós temos uma curva de aprendizado, ou seja, no primeiro ano aprendemos como as coisas funcionavam. Nós começamos a trabalhar de uma forma mais consistente esse ano. Então vejo que a câmara está tendo boas divergências de ideias, não estão havendo embates no sentido pessoal ou ideológico, mas sim, discussões técnicas.
Quais foram as principais mudanças no legislativo?
Nós fizemos algumas modificações no regimento interno, antes um projeto chegava na quinta e era votado na segunda. Isso foi modificado, agora o projeto chega na quinta e fica com o prazo de uma semana para ser apresentado. Temos feito algumas melhorias na Câmara, no sentido de tramitação de projetos. Também implementamos uma temática popular, que é um momento que trazemos para a luz pública, informações que são proeminentes e importantes para a comunidade. Além disso, fizemos alguns investimentos em sonorização, em transmissão e hoje as transmissões são feitas de forma simultânea via Facebook e Youtube. Implementamos um treinamento para novos vereadores, para achatar esta curva de aprendizado, por meio de um treinamento de módulos. Estamos tentando trazer um pouco a cultura da iniciativa privada para a Câmara de Vereadores. É isso que a minha gestão e os meus colegas estão tentando concretizar.
*VEJA MAIS REPORTAGENS DO ANIVERSÁRIO DOS 63 ANOS DE DOIS IRMÃOS NO SITE DO JORNAL, NA EDIÇÃO ONLINE E NO IMPRESSO QUE JÁ ESTÁ NAS RUAS.