Estado - País - Mundo

Recenseadores estão visitando os moradores de Santa Maria do Herval

02/08/2022 - 18h01min

Atualizada em 02/08/2022 - 18h45min

Recenseadora Ana Júlia visitando a prefeita Mara Stoffel nesta terça-feira, 2 (FOTO: Arquivo pessoal)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Nesta terça-feira, dia 2, recenseadores iniciaram as visitas às residências do Teewald. Durante a tarde estiveram na casa da prefeita Mara Stoffel (PDT) que recebeu a recenseadora Ana Júlia Sander Knorst e a agente censitária Nara Damacena.

Ana Júlia e Nara Damacena com a prefeita Mara (Créd. Arquivo pessoal)

A prefeita destacou a importância de bem receber os profissionais, frisando o quão fundamental é a coleta de informações do IBGE para o Município.

Damacena explicou que todos estão bem identificados, com crachá, número de matrícula, RG, foto. Tendo a possibilidade de ligar para o 0800 e confirmar se a pessoa é mesma inscrita no IBGE.

A nossa preocupação é que a população receba bem os recenseadores, embora estejamos vivendo um momento em que muitas pessoas estão agindo de má-fé e aplicando golpes, fazendo com que os moradores se tornem mais desconfiados ainda. Mas que deem oportunidade para estes profissionais que são de verdade e estão fazendo um trabalho muito importante para o País. Que eles sejam bem recebidos para que o IBGE alcance o objetivo”, disse Damacena.

Oito profissionais

No momento há uma profissional atuando, mas há mais inscritos que em breve também irão para as ruas.

Estão sendo feitos dois tipos de questionários. Um deles é o básico (com 26 perguntas) e o de amostra (77 perguntas). A maior parcela da população responderá somente ao básico.

12 setores

Cada recenseador ficará responsável por um setor, que corresponde de dois a três bairros. Assim que a equipe de profissionais estiver completa será divulgado na mídia quem fará cada setor. A Ana Júlia, por exemplo, vai atuar no Centro, Vila Nova e Vila Kunts. Pode ocorrer do mesmo bairro ter dois recenseadores, pois os lados da rua podem estar em dois setores distintos.

O recenseador recebe por produtividade, portanto, não tem horário fixo para trabalhar. Desta forma, pode acontecer dos profissionais irem nas casas durante os finais de semana e feriados.

Sair da versão mobile