Estado - País - Mundo
Secretaria de Meio Ambiente de Ivoti resgata filhote de Bacurau
Ivoti – Raro de ser encontrado na região, um filhote de Bacurau (Nyctidromus albicollis – subespécie derbyanus) foi resgatado na manhã desta quarta-feira (13) pela secretaria de Meio Ambiente de Ivoti. A ave foi encontrada por um morador da cidade no bairro Jardim do Alto e entregue à secretaria.
Por ter sido resgatado com a suspeita de um ferimento na pata, o Bacurau foi encaminhado para o Mini Zoo de Canoas. A espécie mede entre 22 e 28 centímetros de comprimento.
Conforme a bióloga e licenciadora da secretaria, Sarah Peixe, suas cores são semelhantes às folhas secas e os filhos – como é o caso da ave resgatada – possuem uma boa camuflagem. “ É uma ave noturna, que se alimenta de insetos voadores como besouros, mariposas, borboletas, abelhas, vespas e formigas capturados diretamente no ar em voos curtos. Voam baixo, com o bico aberto e são extremamente ágeis”, explica.
Como característica, o Bacurau costuma fazer seu ninho no solo, em pequenas depressões. A Secretaria orienta que animais soltos em áreas urbanas, que não estão feridos e que não oferecem riscos à população devem ser deixados em liberdade. Já os animais feridos são coletados pela secretaria e encaminhados para locais especializados em fauna silvestre, como a Clínica Veterinária Toca dos Bichos e Cetas Ibama, de Porto Alegre, e o Mini Zoo Canoas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3563-6788.