Estado - País - Mundo
Setembro já é o mês mais chuvoso do século na região; Defesa Civil emite alerta para o Estado
Ainda faltam quatro dias para o término de setembro, mas já se pode afirmar que ele é o mês mais chuvoso do século na região. Até o início da tarde de hoje, a chuva superou os 518 milímetros ao longo dos primeiros 25 dias, superando os 517 milímetros que pertenciam ao mês de julho de 2015, que ostentava o recorde anterior de mês mais chuvoso dos últimos 23 anos.
Conforme o estancianse Evaldo Lenhard, que desde o ano 2000 faz medições para a Defesa Civil de Estância Velha em sua propriedade, a marca de setembro mais já chuvoso também já havia sido deixada para trás, já que, o recorde mensal pertencia a 2009, ocasião em que registrou 404 milímetros.
As previsões indicam que, com a permanência da chuva sobre o Estado pelo menos até a quarta-feira, até mesmo a quantidade de precipitação registrada no ano passado deverá ser superada ao final deste período.
Novo ciclone coloca o Estado em alerta
Apesar de os institutos meteorológicos não indicarem maior rigorosidade, o novo ciclone que se formou sobre o Estado e, especialmente na terça-feira, agirá com mais intensidade, coloca o Rio Grande do Sul em Alerta.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a Grande Porto Alegre, e os vales dos Sinos, Caí e Taquari estão entre as regiões em que a precipitação poderá ter volumes elevados ao longo de terça e quarta-feira. Entretanto, felizmente, as cheias não deverão atingir o mesmo porte do começo do mês, quando dezenas de municípios tiveram estragos e, alguns, acabaram com boa parte do perímetro devastado.
No início da tarde de hoje, a Defesa Civil RS emitiu um alerta para boa parte do território gaúcho, indicando o risco de alagamentos, cheias em arroios, inundações gradativas em rios e em regiões ribeirinhas.