Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Sociedade Brasileira de Infectologia diz receber com “preocupação” pronunciamento de Bolsonaro

25/03/2020 - 10h48min

São Paulo – A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) disse, em nota, receber com “preocupação” a declaração do presidente Jair Bolsonaro em pronunciamento na noite de terça-feira, 24, na qual, mais uma vez, comparou a covid-19 com uma “gripezinha”, e também a posição de Bolsonaro contra o fechamento de escolas.

“Tais mensagens podem dar a falsa impressão à população que as medidas de contenção social são inadequadas e que a COVID-19 é semelhante ao resfriado comum, esta sim uma doença com baixa letalidade”, acrescenta a nota, assinada pelo presidente da SBI, Clóvis Arns da Cunha.

Conforme o texto, publicado também ontem, “a pandemia é grave, pois até hoje já foram registrados mais de 420 mil casos confirmados no mundo e quase 19 mil óbitos, sendo 46 no Brasil. O Brasil está numa curva crescente de casos, com transmissão comunitária do vírus e o número de infectados está dobrando a cada três dias”.

Ainda, a SBI diz concordar que deve haver ” enorme preocupação com o impacto socioeconômico desta pandemia e a preocupação com os empregos e sustento das famílias. Entretanto, do ponto de vista científico-epidemiológico, o distanciamento social é fundamental para conter a disseminação do novo coronavírus, quando ele atinge a fase de transmissão comunitária”, como a covid-19 está atualmente no Brasil.

Por fim, a nota destaca que “’Ficar em casa’ é a resposta mais adequada para a maioria das cidades brasileiras neste momento, principalmente as mais populosas”.

Leia na íntegra a nota da Sociedade Brasileira de Infectologia

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.