Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Sul do Brasil entra em período de instabilidade com chuva e risco de temporais

07/01/2026 - 15h24min

Atualizada em 07/01/2026 - 15h26min

Foto: Arquivo/Nadine Dilkin

 

O Sul do Brasil deve ingressar, nas próximas horas, em um período de instabilidade, com chuvas e possibilidade de temporais em vários dias consecutivos. Segundo a MetSul, a mudança no tempo ocorre com o enfraquecimento da massa de ar frio e seco de alta pressão que garantiu dias de sol desde o fim de semana, permitindo o retorno do ar tropical quente e úmido sobre a região.

Nesta quarta-feira (7), o sol apareceu entre nuvens durante a manhã, mas áreas de instabilidade começam a se formar a partir da tarde. Inicialmente, as chuvas atingem a Campanha e o Sul, avançando depois para o Oeste, Centro e alguns pontos da Metade Norte. Há risco de chuva forte localizada e de temporais isolados, acompanhados de raios e rajadas de vento.

Já na quinta-feira (8), o tempo segue instável. O sol pode aparecer em alguns momentos, mas haverá maior nebulosidade, com chuva já pela manhã em áreas pontuais. A instabilidade mais intensa ocorre da tarde para a noite, com chuva forte em locais isolados. O risco de temporais diminui, mas não é totalmente descartado.

Na sexta-feira (9), o sol aparece em grande parte do Estado, porém o avanço de uma área de baixa pressão pelo Nordeste da Argentina volta a instabilizar o tempo. A previsão indica chuva em vários pontos entre a tarde e a noite, com possibilidade muito isolada de chuva forte e temporais.

No sábado (10), um ciclone deve se formar no Uruguai. No Rio Grande do Sul, o dia terá sol e nuvens, com aumento da nebulosidade ao longo do período. A instabilidade maior ocorre da tarde para a noite, embora não se afaste chuva em alguns locais ainda pela manhã. Há risco de chuva forte isolada e temporais localizados, além de vento moderado, sem indicativo, até o momento, de rajadas intensas associadas ao ciclone.

No domingo (11), a chuva atinge o início do dia entre a Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte, mas o sol volta a aparecer ao longo do período. Na região Sul, o dia será de sol e nuvens, com possibilidade de chuva isolada da tarde para a noite devido à circulação do ciclone. O vento sopra moderado, com rajadas ocasionais, porém sem intensidade significativa.

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e fique atenta a eventuais alertas, especialmente em razão do risco de chuva forte e temporais isolados nos próximos dias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.