Estado - País - Mundo
Tiros em escola: cinco alunos são baleados; dois morreram

Dois estudantes morreram e três ficaram feridos após um ataque a tiros na manhã desta quinta-feira (25) na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará. As vítimas fatais foram identificadas como Vitor Guilherme, conhecido como VG, e Cláudio.
De acordo com informações iniciais, os disparos partiram da área externa do colégio, atingindo os jovens que estavam no pátio durante o intervalo das aulas. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram os feridos e os encaminharam para uma unidade de saúde. O estado de saúde deles não foi divulgado.
A Polícia Militar e equipes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram mobilizadas para a ocorrência. Em nota, a SSPDS afirmou que “todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados neste momento para localizar e capturar os envolvidos nas mortes de dois adolescentes”.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, classificou o ataque como “gravíssimo e intolerável” e anunciou o envio da cúpula da Segurança do Estado para Sobral. “Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, disse.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também se manifestou, colocando a estrutura do MEC à disposição do estado e do município. “A hora é de unir forças e trabalharmos, juntos, para preservar a escola como espaço sagrado, lugar de paz e de acolhimento”, declarou.
A Secretaria da Educação do Ceará lamentou o episódio e confirmou que não haverá aula nesta sexta-feira (26). A pasta informou ainda que a comunidade escolar terá suporte psicológico no retorno às atividades.
Este não é o primeiro episódio de violência em escolas de Sobral. Em 2022, um ataque armado em outra instituição deixou um aluno morto e dois feridos.
A Escola Estadual Luiz Felipe atende exclusivamente turmas do ensino médio, com 1.159 alunos e 54 professores.