Estado - País - Mundo

Tyler Robinson, de 22 anos, é o principal suspeito do assassinato de Charlie Kirk

12/09/2025 - 16h13min

Atualizada em 12/09/2025 - 16h13min

Foto: Governo do Utah via AP

Utah (EUA) – Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso nesta sexta-feira (12) acusado de assassinar o ativista conservador Charlie Kirk. O governador de Utah, Spencer Cox, anunciou a detenção e disse que o jovem se entregou após ser denunciado por familiares e amigos. O FBI e a polícia estadual ainda o tratam como suspeito, com investigações em andamento.

Radicalização relatada

De acordo com Cox, familiares afirmaram que Robinson se tornou mais politizado e radical nos últimos anos. Amigos disseram que, dias antes do crime, ele comentou sobre a visita de Kirk a Utah para uma palestra e afirmou não gostar do ativista. Para a família, Kirk era visto como alguém “cheio de ódio e espalhando ódio”, em referência às posições políticas ligadas ao ex-presidente Donald Trump.

Perfil do suspeito

Registros analisados pela agência Reuters apontam que Robinson era eleitor registrado, mas considerado “inativo”, sem votos recentes e sem filiação partidária. Ele não possuía antecedentes criminais. A Universidade Estadual de Utah confirmou que ele estudou por um semestre em 2021, sem detalhar o motivo de sua saída.

Família e vida pessoal

O pai do jovem, Matt Robinson, é vice-xerife no condado de Washington há 27 anos e teria convencido o filho a se entregar. Já a mãe, assistente social em uma instituição de saúde sem fins lucrativos, costumava compartilhar no Facebook registros da vida familiar, como viagens, conquistas escolares e momentos com animais de estimação, sem cunho político. Em uma dessas postagens, o jovem aparece lendo a carta de concessão de uma bolsa de estudos que o colocava entre os 1% melhores candidatos. O perfil da mãe foi apagado nesta sexta-feira.

Robinson tem dois irmãos mais novos e, segundo fotos publicadas pela família, ele e os irmãos apareciam ocasionalmente com armas, algo considerado comum em Utah.

Sair da versão mobile