Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

UM CRIME HORRENDO E PREMEDITADO: criminoso atropela, sequestra e estupra moradora de S. M. do Herval em plena luz do dia

15/02/2023 - 19h57min

Atualizada em 15/02/2023 - 20h27min

Abuso teria acontecido dentro do carro; polícia está apurando se o gol encontrado foi o utilizado no crime (Créd. Soldado Felipe / 3° BABM)

Por Cleiton Zimer

S. M. do Herval / Canela / Gramado – Uma moradora de Santa Maria do Herval passou por momentos de terror no último domingo, 12. Ela foi atropelada enquanto fazia caminhada na rua Professor Laurindo Vier, no Centro do Município, por volta das 9h da manhã.

O que parecia ser um acidente naquele momento, instantes depois, se tornou o maior pesadelo da sua vida: foi sequestrada, levada até Gramado e estuprada.

Ela conseguiu se desvencilhar do criminoso – que estava armado –, saiu correndo e pediu ajuda para populares. Foi socorrida e internada no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, com diversos ferimentos.

Ela recebeu alta no mesmo dia, e o criminoso ainda não foi encontrado.

O nome da vítima não será revelado. O ocorrido gerou repulsa em toda a região.

Sequestro ocorreu em Santa Maria do Herval e estupro foi consumado em Gramado; carro suspeito de ter sido usado no crime foi jogado de um precipício em Canela (Créd. Soldado Felipe / 3° BABM)

Tudo premeditado: atropelou para falsamente prestar socorro

Como a violência sexual foi consumada em Gramado, é a Polícia Civil de lá que está investigando o caso. Conforme o delegado Gustavo Barcellos, titular da Delegacia, a mulher foi ouvida logo depois de receber alta. “A vítima foi atropelada propositalmente em Santa Maria do Herval, trazida até uma estrada na zona rural de Gramado e aqui teria ocorrido o abuso sexual. Depois o autor teria fugido em direção a Canela.”

Depois da colisão, o criminoso desceu do veículo para supostamente prestar socorro à mulher, colocando-a dentro do carro para levá-la ao Hospital. Teria até mesmo amarrado ela – com o pretexto de imobilizá-la enquanto era levado para atendimento médico.

No entanto, segundos depois, a intenção ficou clara: era um sequestro.

Eles estava há poucos metros do Ambulatório 12 de Maio de Santa Maria do Herval, mas o criminoso acelerou e seguiu adiante, sem parar, até chegar na altura da Estrada Linha Moreira – numa área rural de Gramado.

Lá ele parou o carro, sacou uma arma para subjugar a vítima e a estuprou.

Abuso teria acontecido dentro do carro; polícia está apurando se o gol encontrado foi o utilizado no crime (Créd. Soldado Felipe / 3° BABM)

Conseguiu pegar a arma e fugir

Desesperada, a mulher entrou em luta corporal com o criminoso. “Em determinado momento teria conseguido, sem a percepção do sujeito, pegar a arma de fogo. Pegou, jogou longe e conseguiu fugir”, disse Barcellos.

O delegado explica que, além da violência sexual, a vítima sofreu diversas outras lesões pelo corpo, tanto em decorrência do atropelamento, do estupro, e da fuga. “Teve que se jogar de um perau, se arranhou”.

Não há informação de que tipo de arma era, pois ela não foi localizada.

A prioridade é esclarecer o quanto antes”

O delegado não informou nenhum detalhe quanto ao suspeito do crime, para não atrapalhar nas investigações. Disse que já estiveram algumas vezes em Santa Maria do Herval para levantar informações. “A comunidade está preocupada. A prioridade é esclarecer o quanto antes este fato e responsabilizar este criminoso”, disse.

NÃO É DE HOJE: criminoso é conhecido por atropelar, sequestrar e estuprar

O tenente Marco Antônio Ritter, comandante do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM), contou que com o relato da vítima associaram o comportamento do criminoso a um perfil já conhecido dos policiais locais. Mostraram uma foto, e a mulher confirmou ter sido ele o autor do atropelamento e do estupro.

Pelo forma de agir, no domingo ainda, já vinculamos a um individuo de Canela. Ele já havia cometido alguns crimes com este mesmo modus operandi, atropelando, dizendo que iria socorrer e estuprando. Há uns anos foi preso por estupro e estava respondendo em liberdade”, explicou o comandante.

Além de estuprador, foi preso por tentar furtar banco em Herval

Ritter disse ainda que o estuprador já foi preso por uma tentativa de furto a banco em Santa Maria do Herval e, agora, estava com tornozeleira, a qual teria sido rompida, estando na situação de foragido.

BM recebeu informação de um carro suspeito num precipício

No domingo mesmo o 3ºBABM recebeu a informação de que um veículo havia sido arremessado no Morro do Dedão – um ponto turístico de Canela.

Os policiais foram ao local e localizaram, na parte da estrada, vestígios como o para-choque do veículo. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas e tentaram chegar ao carro através de uma incursão de rapel e, também, pelo chão. No entanto, começou a escurecer e não conseguiram.

Carro ficou pendurado a cerca de 100 metros de altura (Créd. Soldado Felipe / 3° BABM)

Na terça-feira, 14, as equipes foram em nova patrulha para o Morro e localizaram o carro. Ele estava suspenso numa altura de cerca de 100 metros, preso a cipós e galhos, com as rodas para cima e totalmente instável, em local de difícil acesso – tanto que não era possível chegar ao carro e pegar vestígios para a investigação.

Com técnicas de escalada, subiram e cortaram os cipós e galhos, fazendo com que o veículo caísse no chão. Conseguiram retirar o material necessário para a investigação e encaminharam para a Delegacia.

O local onde o carro foi jogado reforça a hipótese de que o criminoso é da região de Canela/Gramado – pois saberia da exata dificuldade de encontrar o carro naquele trecho.

Carro ficou totalmente destruído na queda – para possível eliminação de provas (Créd. Soldado Felipe / 3° BABM)

 

Carro foi furtado dias antes em Parobé

Ainda é uma suspeita de que esse Gol tenha sido usado no estupro. A vítima teria dito que o para-brisa estava trincado em decorrência da colisão – o que pode ajudar a esclarecer a suspeita.

Mas fato é que o Gol foi furtado dias antes lá em Parobé. “Foi verificado, através do chassi, que o carro havia sido furtado há poucos dias em Parobé”, disse Ritter, informando que as placas não foram localizadas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.