Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Um governo que mudou Morro Reuter para sempre

20/03/2023 - 12h40min

Imagem: Prefeitura de MR.

Morro Reuter chega aos 31 anos com muita saúde e força para seguir rumo ao crescimento. O Município tem se destacado em todas as áreas, resultado de bom desempenho da Administração Municipal, com o fator principal planejamento e uma gestão responsável.

Uma Prefeitura que investe para dar condições de operacionalidade às empresas que aqui queriam se instalar ou ampliar seus investimentos. Do mesmo modo, emprega recursos nos pilares saúde, educação, infraestrutura, turismo e agricultura, potencializando o impulso ao desenvolvimento e às novas perspectivas que reforçaram o crescimento local.

O tempo passou, mas a paisagem da cidade conserva o cenário de conquistas e a bravura desse pujante povo, motivo de orgulho para as novas gerações. Morro Reuter é formada por gente que tem compromisso com o trabalho, aliado à persistência, à ética e vontade de vencer.

Neste contexto, a prefeita Carla Chamorro é uma importante personagem da história de Morro Reuter, assim como também foram os gestores no passado, cuja identificação com a cidade é a principal plataforma para o avanço constante e assegurado, tornando o ambiente propício a crescimento conforme as necessidades da comunidade.

A prefeita Carla conversou com o, O Diário sobre os 31 anos de conquistas e desenvolvimento de Morro Reuter, com seus morros imponentes que abrigam a diversidade de vida desta bela terra; a coragem e a força do trabalho desse extraordinário povo.

 

Diário – Qual a avaliação da gestão? Como está Morro Reuter neste momento?

Prefeita Carla – Desde que assumimos, trabalhamos com o objetivo de qualificar os serviços de infraestrutura do município, bem como melhorar os serviços de atendimento ao público em todas as áreas: educação, saúde, agricultura, turismo… Temos um compromisso com os cidadãos morro-reutenses e vamos cumprir. Comigo levo nosso Plano de Governo e realizo seu check list constantemente. Estamos sempre focados num novo Plano de Governo, que propõe como meta de sustentação o desenvolvimento econômico do município, focado no potencial de cada área, ou seja, no turismo, na indústria, do comércio, na agricultura, na cultura, na saúde e na educação.

Diário Qual a marca do governo, o que mais marcou esta gestão (na sua concepção)?

Prefeita Carla – Um governo que valoriza a participação da comunidade na gestão e que trabalha com parcerias. Nestes seis anos de governo, sempre dialogamos com os vereadores, independentemente de partido político, firmamos convênios com o governo federal e estadual e com empresas privadas. Ou seja, unimos esforços para o desenvolvimento de Morro Reuter.

Diário Tanto neste mandato como no anterior, a Administração tem conquistado muita emenda parlamentar. Desta forma, há algum levantamento aproximado de quantos milhões conquistou em Brasília?

Prefeita Carla – No primeiro mandato, foram quase R$ 10 milhões. E, nesta gestão, de 2021 a 2022, temos projetados em torno de R$ 12 milhões.

Diário Qual o segredo de ter conquistado tanto?

Prefeita Carla – Persistência e humildade de visitar, pessoalmente, a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados Federais e Assembleia Legislativa. Nossa luta é incansável na busca de recursos. Costumo ir a Brasília duas vezes por ano, no período em que os deputados destinam as emendas parlamentares. O diálogo é constante, também, com os vereadores da cidade que buscam com seus representantes de partido, nas esferas estadual e federal, verbas para Morro Reuter. É um esforço conjunto que rende ao município muitos investimentos.

Diário – Dentre as várias obras e ações ao longo do mandato, quais são as realizações e avanços que considera mais importante?

Prefeita Carla – Se posso me referir às nossas duas gestões, eu destacaria: o trevo de acesso à VRS-873, na BR-116; rotatória na BR-116, em Picada São Paulo; conclusão da pavimentação asfáltica na Rua Pedro José Kolling, que liga Morro Reuter a Dois Irmãos; conclusão do prédio que estava inacabado há mais de 20 anos, onde estão o Centro de Cultura, a Biblioteca e a Secretaria de Educação; pavimentação de ruas e estradas (asfalto e blocos de concreto); além de aquisição de maquinários para a Secretaria de Obras; renovação da frota.

Diário – Fomentar as diversas áreas é importante para poder avançar no desenvolvimento. Além das realizações na infraestrutura, quais os outros setores atendidos pelo governo?

Prefeita Carla – Outra ação importante foi a criação de duas escolas de educação infantil, uma, no Centro e outra em Walachai, zerando a lista de espera de vagas, que existia em Morro Reuter, desde a sua emancipação. Outra ação foi a implantação do novo Plano de Carreira do Magistério Público Municipal no final do ano passado (há 20 anos que seguiam o mesmo Plano de Carreira) e a elaboração do Plano Diretor de Morro Reuter, que está em andamento. Na saúde, é importante destacar a contratação de mais profissionais e atendimento a mais especialidades médicas. Na agricultura, a ampliação de serviços em parceria com a prefeitura, com destaque para as horas com maquinário especializado (escavadeira hidráulica).

Diário – Ao longo de 2023 ou para o próximo ano, quais as novidades e projetos que estão por vir deste mandato?

Prefeita Carla – Faz parte de nossos objetivos:
– Concluir até 24 de março o Receptivo Turístico no Belvedere.
– Revitalizar a Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer.
– Perfurar mais dois poços artesianos.
– Pavimentar mais ruas.
– Revitalizar a Rua Independência (principal via de acesso ao Centro da cidade).
– Desapropriar o “Mato Feltes”.
– Construir um posto de atendimento da Estratégia da Saúde da Família em São José do Herval.
– Adquirir um ecógrafo novo para a Unidade Municipal de Saúde.
– Reformar e concluir o Ginásio Municipal de Esportes.
– Construir uma Escola de Educação Infantil com recursos federais e ampliar escolas.
– Iniciar o processo de instalação de um Cemitério Municipal.
– Construir um caminhódromo na Linha Gorgen.
– Construir mais praças.


Diário – Quais as principais conquistas do município ao longo dos 31 anos de emancipação?

Prefeita Carla – Morro Reuter é um município em ascensão. Hoje, quando se ouve falar de Morro Reuter, somos conhecidos por nossos atrativos turísticos, por uma natureza exuberante, por restaurantes de excelente padrão, por sermos a capital nacional da lavanda e por estarmos perto da capital do Estado. Assim como de cidades serranas como Gramado e Canela sendo uma ótima opção de passeio. Temos uma receptividade única que nos torna um destino perto sem deixar a hospitalidade de lado, característica típica da gente. Nesses 31 anos, muitas conquistas tivemos, como altos índices em saúde e educação, atração de empresários que escolheram se instalar no município e uma visibilidade que nos levou a novos patamares. Nossa economia nos permite abrir portas para projetarmos um desenvolvimento amplo do município sem perdermos nossas características que fazem de nós um município forte e promissor.

 

Prefeita Carla destaca os principais feitos nos setores do governo

 

Saúde:
Entre os municípios do Corede Paranhana Encosta da Serra, Morro Reuter ficou em 1º lugar no ranking Saúde do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Trabalhamos forte com toda equipe na prevenção do adoecimento, na redução de incidência de doenças evitáveis, bem como no atendimento global ao paciente. Atingimos altos índices de vacinação que nos garantiu o selo “Município Amigo da Vacina” pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Temos muito a fazer e trabalhamos focados na saúde e no bem-estar do morador de Morro Reuter.

Educação:
Morro Reuter ocupa o 2º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) gaúcho. Hoje temos vaga para a faixa etária de zero a cinco anos em todas as escolas de educação infantil, bem como para estudantes do ensino fundamental, primando pelo ensino regular e contraturno escolar. Além disso, investimos na formação continuada dos professores, na infraestrutura das escolas, bem como na aquisição de equipamentos para todas as unidades escolares. Este ano, firmamos uma parceria com o Senai, que está desenvolvendo com os alunos no 8º e 9º ano, curso de Preparação para o Trabalho.

Turismo:
Morro Reuter é um município pujante, em desenvolvimento, com um grande potencial turístico, por ser abençoado por uma geografia que valoriza as suas belezas naturais, além de ter uma gastronomia ímpar. Estamos investindo em ações que embelezam e divulgam o município, além de realizar eventos que dão visibilidade à nossa gente e ao que produzimos aqui. Um exemplo é a Festa Nacional da Lavanda e o Café da Colônia. Neste contexto, intencionamos que mais investidores olhem para Morro Reuter, buscando aqui possibilidades de desenvolver novas atividades.

Economia (Indústria, Comércio, Agricultura):
Entendo que a economia do município poderia estar melhor se conseguíssemos atrair investidores que instalassem aqui a matriz de sua empresa, fazendo gerar impostos que ficariam no município. A atividade agrícola – da qual nós nos orgulhamos muito – é forte em Morro Reuter e, também, temos os setores da indústria e do comércio que geram uma boa economia. Todavia, temos espaço para investidores abrirem, aqui, seu negócio, especialmente, na área turística que está em expansão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.