Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Uma casa natalina em Dois Irmãos

24/11/2022 - 08h55min

Vanderlei Hennemann. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos- Algumas pessoas gostam do natal, outras nem tanto. Mas para Vanderlei Hennemann, a data é extremamente especial e importante. Alguns chamam de loucura, outros de dedicação, mas Varderlei todos os anos decora, não somente a entrada da sua casa, mas também a sala, quarto e até mesmo o banheiro.

Logo na entrada da casa, é possível se deparar com um balanço em que repousam dois bonecos da Mamãe e do Papai Noel. As luzes dos piscas chegam a ser ofuscadas por nada menos do que uma máquina de neve artificial, em frente à entrada. Na sala de jantar, rostos de Papai Noel decoram as cadeiras e um trenzinho circula a árvore principal, com o presépio abaixo.

É impossível descrever a quantidade de itens dentro da residência que remetem ao natal. A roupa de cama, obviamente, é vermelha com estampas natalinas e ao chegar no banheiro, o tapete, saboneteira, enfeite do vaso sanitário e até mesmo o papel higiênico são decorados.

Onde tudo começou

Vanderlei conta que quando era criança, sua família não tinha muito poder aquisitivo, mas sempre davam um jeito de celebrar e decorar para o natal de forma criativa. “Como morávamos em um sitio, sempre tínhamos que estar fazendo coisas, mas o natal era o momento que nos reuníamos como família”, explica.

A mãe dele sempre passava o dia 24 com Vanderlei e a data era muito especial para os dois. Infelizmente, em 2013 ela veio a falecer e ele quase desistiu da data. “No primeiro natal me deu um baque e fui para casa, chorei, e depois eu pensei no outro dia, que o natal sempre foi uma data tão bonita, então porque não continuar com isso, acho que minha mãe iria curtir de ver que eu mantive o que ela começou”, disse ele, emocionado.

De uma perda muito grande, surgiu a tradição de decorar a casa, para manter viva a tradição e o espirito humanizado do natal que a mãe dele o ensinou. Por isso, ele sempre pede enfeites de natal de presente de aniversário e começa sempre em outubro a decorar a casa, proporcionando sorrisos para aqueles que passam.

Concurso de natal

A casa de Vanderlei Hennemann, que fica no bairro Industrial, virou parada de fim de ano dos alunos de natação dele e ganhou o 2° lugar de melhor decoração na competição do Natal dos Anjos, por dois anos. Este ano ele está concorrendo ao prêmio novamente. “Acho muito legal que a Prefeitura esteja incentivando. Lembro que nos anos 90 tinha concurso do presépio e que tinha gente que fazia um presépio em uma garagem inteira. Penso que temos uma cidade tão bonita, então porque não podemos enfeitar mais as casas? ”, disse ele.

 

Confira galeria de fotos 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.