Estado - País - Mundo

VÍDEO: crianças russas de apenas 8 anos participam de treinamento militar

22/08/2025 - 15h35min

Alunos da Escola de Cadetes Don Cossack do Imperador Alexandre III e membros da comunidade cossaca passam por treinamento militar na região de Rostov, Rússia, em 21 de agosto de 2025. REUTERS/Sergey Pivovarov

REGIÃO DE ROSTOV, Rússia – Dezenas de crianças em idade escolar participaram, nesta semana, de um acampamento às margens do rio Don, no sul da Rússia. Longe de uma atividade de lazer convencional, a rotina incluiu exercícios militares com armas, granadas e marchas em meio à areia e à água.

Com idades entre 8 e 17 anos, os 83 jovens eram conduzidos por instrutores militares, alguns deles veteranos da guerra na Ucrânia, que gritavam palavras de ordem e incentivo. Muitos vestiam uniformes camuflados, alguns carregavam armas reais, enquanto outros utilizavam réplicas de brinquedo.

O treinamento fazia parte de um programa conduzido por cossacos na região de Rostov, próxima à fronteira com a Ucrânia, dentro de uma iniciativa que vem ganhando força no país: introduzir noções de disciplina e técnicas de combate ainda na infância, como preparação para o eventual serviço militar.

As autoridades russas defendem que o programa busca incutir patriotismo e fortalecer a resiliência nacional.  Após o treinamento, algumas crianças comemoravam entre abraços e risadas.

Por outro lado, organizações independentes de defesa dos direitos das crianças, como a russa “Ne Norma”, criticam o movimento e classificam a prática como doutrinação e propaganda, por incluir jovens em treinamentos militares e até no aprendizado de montagem de drones.

 

 

Sair da versão mobile