Estado - País - Mundo
VÍDEO: Foguete sul-coreano explode após decolagem em Base brasileira
O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, que realizava seu primeiro voo comercial a partir de uma base brasileira, explodiu minutos após a decolagem na Base de Alcântara, no Maranhão, na noite desta segunda-feira (23). O veículo, que não era tripulado, pertence à empresa Innospace.
O lançamento ocorreu às 22h13. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o foguete apresentou uma anomalia logo após a decolagem, o que provocou a queda e colisão com o solo ainda dentro da área da base.
Em nota, a FAB informou que equipes da própria Força Aérea e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atuar no local da queda e realizar a análise dos destroços. A empresa Innospace também iniciou uma investigação para apurar as causas da falha.
O lançamento do HANBIT-Nano vinha sendo adiado desde novembro. Inicialmente previsto para ocorrer naquele mês, o voo foi remarcado para 17 de dezembro, quando uma anomalia técnica foi identificada. A data mudou novamente para 19 de dezembro, mas um novo problema levou ao adiamento para esta segunda-feira.
Com 21,8 metros de comprimento e cerca de 20 toneladas, o foguete tinha como missão colocar satélites em órbita terrestre. A bordo estavam oito cargas úteis, sendo cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos por Brasil e Índia.
O caso representa um revés para a operação comercial internacional em Alcântara, considerada estratégica para o setor aeroespacial brasileiro.