Notícias
Estância Velha depende apenas da compra de software para ter cercamento eletrônico
Estância Velha – O cercamento eletrônico está entre os principais investimentos, previstos para a Segurança, na maioria dos planos de governo dos candidatos a prefeito (a) em Estância Velha. Isto porque o município é dos únicos da região que ainda não conta com o sistema.
Nesta quinta-feira, 29, a reportagem do Jornal O Diário conversou com o diretor do departamento de Trânsito e Segurança municipal, Silvio Marques, que explicou que a cidade está a apenas um passo de contar com sistema. Segundo ele, Estância Velha depende somente da compra de um software.
Marques, que também é o atual comandante da Guarda Municipal (GM), disse que o Município, recentemente, fez um investimento considerável, e atualizou todo o sistema de videomonitoramento local, que estava bastante defasado.
“Nosso sistema, hoje, é um dos mais modernos da região. Contamos com 78 câmeras, novas, instaladas em diversos pontos estratégicos, como os acessos ao município, por exemplo”, destacou Marques, explicando que a cidade está com toda a estrutura pronta para trabalhar com o cercamento eletrônico.
Aliado no combate ao crime
Marques explica que, com o cercamento eletrônico, o serviço de prevenção e combate à criminalidade no município ganhará um aliado. Isto porque o sistema viabiliza a identificação de veículos roubados e com a documentação vencida, e emite um alerta à Central de Videomonitoramento Municipal, garantindo a abordagem dos motoristas e a possível prisão de criminosos.
“Hoje, nós acompanhamos o que acontece na cidade por meio do videomonitoramento e temos acesso às imagens, que ficam salvas por 30 dias. Porém, para identificarmos carros roubados, por exemplo, precisamos fazer, pessoalmente, a abordagem dos motoristas. Com o cercamento eletrônico, essa identificação é feita pelas próprias câmeras, que já estão todas instaladas e nos entregam imagens de ótima qualidade”, explicou Marques.