Conecte-se conosco

Notícias

Estância Velha reforça combate à violência contra a mulher

12/08/2025 - 16h25min

Estância Velha –  Neste ano, o Ministério das Mulheres lançou, em 1º de agosto, a campanha Agosto Lilás, uma campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, realizada durante todo o mês de agosto. A data foi escolhida por marcar o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, um marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil. A iniciativa busca informar sobre os diferentes tipos de violência (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial) e incentivar denúncias, reforçando que a proteção das mulheres é dever de toda a sociedade, visto isso, a Prefeitura de Estância Velha, por meio das Secretarias de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e do Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, realizam atividades alusivas ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Programa Mulheres Protegidas

Estância Velha mantém o Programa Mulheres Protegidas, lançado em março de 2021, com o objetivo de garantir segurança e suporte emocional às vítimas de violência doméstica. Pioneira no Estado, a iniciativa realiza acompanhamento periódico das mulheres sob medidas protetivas por meio de um aplicativo que permite o monitoramento de informações, aliado a rondas diárias de uma viatura exclusiva em residências, locais de trabalho e escolas, em parceria com o Fórum e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Além disso, oferece assistência psicossocial e conta com convênio com o Instituto Avon e a Rede Accor de Hotéis para abrigar mulheres em risco iminente, com medidas protetivas expedidas pelo Judiciário no mesmo dia. Os resultados são expressivos, desde a criação houve redução de 87% nos crimes e conflitos e queda de 91% nas ocorrências de violência doméstica, reforçando a importância e a eficácia do programa para a comunidade estanciense. Atualmente são monitoradas diariamente 167 mulheres, pelo Programa Mulheres Protegidas

Atividades

A Procuradoria da Mulher, em parceria com o programa Mulheres Protegidas, está preparando uma série de atividades especiais voltadas à conscientização sobre a violência contra a mulher. Ainda também, a Guarda Municipal participará no dia 26 de agosto de um momento didático com a equipe de trabalhadores do supermercado Rissul, nos turnos da manhã e da tarde. A ação terá foco na sensibilização e orientação, reforçando a importância da prevenção e do combate a todas as formas de violência. Essa atividade já é realizada em empresas e escolas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.