Notícias

Estância Velha: transfusões de sangue dobraram e doadores diminuíram

23/06/2020 - 10h08min

Rosangela Blume (E) e Rosane Ramos da Agência Transfusional (Foto: Sandra Costa)

Estância Velha – A demanda na utilização de bolsas de sangue, é muito maior do que a oferta, por isso, a Agência Transfusional da Secretaria da Saúde do município, está solicitando que as pessoas doem sangue. No ano de 2019, a média mensal era de 10 transfusões de sangue, hoje ela é de 20 transfusões por mês. A explicação para o aumento considerável, não tem a ver com a pandemia, e sim com o aumento do número de pessoas com câncer. A quimioterapia e radioterapia, normalmente desenvolvem a anemia nos pacientes, que desta forma necessitam de sangue.

Rosane Ramos e Rosângela Blume, técnicas em enfermagem, projetam ainda, que a pandemia possa causar um aumento na procura, já que os pacientes apresentam imunidade baixa, e também podem apresentar quadros anêmicos, necessitando de transfusão.

Pelo menos uma vez por mês, a Secretaria da Saúde está organizando grupos, disponibilizando transporte para a ação solidária.

“Entendo que algumas pessoas estão com medo de realizarem a doação, por conta do momento atual, mas garantimos total segurança e, medidas de prevenção a todos, tanto no transporte como lá no local”, explica Rosângela. Os doadores são transportados em veículo higienizado, com o distanciamento necessário, para evitarem o contato físico. O Hemocentro possui um local amplo, que também evita aglomerações e riscos. “Importante lembrar que alguns estancienses doam sangue em Novo Hamburgo, e estas doações não são endereçadas ao nosso município. Temos vínculo apenas com o Hemocentro de Porto Alegre”, comenta Rosane.

No início do mês de julho, a Secretaria pretende organizar mais um grupo para doação. Os interessados também poderão procurar direto o Hemocentro, desde que façam o prévio agendamento, pois o Hemocentro está limitando o número de pessoas, por conta da pandemia. Quem tiver interesse em se inscrever como doador, pode entrar em contato pelo telefone (51) 9 9871-2073.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAÇÃO

Embora no momento da doação os voluntários passem por uma triagem completa de saúde, algumas condições básicas devem ser analisadas para realizar a doação.

  • Sentir-se bem, com saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos (apresentar documento de identificação)
  • Estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Não ingerir bebida alcóolica pelo menos 12 horas antes
  • Não fumar pelo menos duas horas antes e depois da doação
  • Pesar acima de 50Kg

 

Sair da versão mobile