Notícias

Estância Velha: Vigilância em Saúde mobiliza equipes em campanha de vacinação

19/11/2020 - 14h49min

Funcionários destacam que os pacientes deverão comparecer nas unidades de saúde com caderneta e cartão SUS (Crédito: Lucas Woleck)

Estância Velha – A Vigilância em Saúde (Visa) realizará um novo dia D referente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação, no próximo sábado, 21. O público-alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças a partir de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Além das gotinhas, a multivacinação serve para atualizar a caderneta de vacina para pessoas de 0 a 15 anos. 

Também deverão comparecer nas unidades de saúde com caderneta e cartão SUS, pessoas de zero a 59 anos que não têm vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). 

A campanha será concentrada em quatro unidades de saúde no município: Centro, Campo Grande, Rincão dos Ilhéus I, Nova Estância e Bela Vista, no horário das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.  A Visa terá também três equipes volantes fazendo a vacinação da comunidade por pontos estratégicos da cidade: 

– Em frente a associação do loteamento Nova Estância das 8h30 às 10h; 

– Em frente a associação do loteamento Veneza das 10h às 12h; 

– Em frente a associação do loteamento União das 13h às 14h30; 

– Em frente o CTG Mourão da Estância das 15h às 16h30; 

-Na Praça 1º de Maio das 8h às 17h 

– E uma outra equipe estará passando de carro, oferecendo vacinas na rua Granada, no bairro Rincão Gaúcho e nas ruas São Cristóvão e Alta Tensão no bairro Rincão dos Ilhéus. 

Lançada no dia 5 de outubro, a campanha já vacinou 1.703 crianças, totalizando 75,45% de cobertura vacinal. A técnica de enfermagem da Visa, Franciele Nunes Baum, destaca: “A procura nas unidades pelos pacientes está baixa, estamos fixando cartazes em mercados e terá um carro de som passando nos bairros para uma melhora na busca da comunidade”. 

AÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA 

Nesta quinta-feira, 19, foi realizada uma ação referente às mesmas campanhas de vacinação, em frente ao Asun, no Centro. A equipe da Visa que estava no local informou que o evento foi organizado em parceria com o mercado, que fez a divulgação, montaram a estrutura onde os técnicos estavam e cedeu o espaço.  

A barraquinha realizou o atendimento das 9h às 15h, e segundo os funcionários, a ação serviu também para orientar a população e fornecer informações. “Muitos pais não sabiam que estaríamos realizando este trabalho e descobriram quando nos viram em frente ao mercado. Também houveram outros que vieram, porém sem a caderneta de vacinação, então orientamos sobre o dia D de sábado e explicamos sobre os locais que serão realizadas as vacinações”, contou um dos técnicos. 

Sair da versão mobile