Conecte-se conosco

Notícias

Estrela de Natal: fenômeno raro poderá ser visto no céu na próxima semana

11/12/2020 - 15h26min

O alinhamento entre os planetas Júpiter e Saturno acontecem a cada 800 anos (Foto: Rafael Compassi)

São José do Hortêncio – Entre os dias 16 e 21 de dezembro será possível observar no céu a “Estrela de Natal”. De acordo com o astrônomo Rafael Compassi, o fenômeno é o resultado do cruzamento do planeta Júpiter com o planeta Saturno – também chamado de conjunção.

Encontros entre os dois maiores planetas do sistema solar acontecem a cada 20 anos, no entanto, o fenômeno que poderá ser nos próximos dias é algo bem mais raro e só acontece a cada 800 anos.

Conforme explica Rafael, o que acontecerá é que a grande proximidade entre os dois planetas fará com que eles pareçam estar unidos. “Desta vez, eles estarão tão próximos que, a olho nu, vai ser difícil distinguir um do outro”, afirma.

“Se olhar para o poente, logo que escurece, vai ver duas ‘estrelinhas’ brilhantes, são justamente Júpiter e Saturno. Com o passar dos dias eles vão se aproximado, pois estão girando em suas órbitas, até o dia de máxima aproximação entre eles”.

O momento de maior alinhamento entre os planetas acontecerá no dia 21, mas ele poderá ser visto de qualquer parte do planeta por cerca de uma hora após o pôr do sol no hemisfério norte.

Como bem ressalta Rafael, caso o céu não esteja nublado, a “Estrela de Natal” poderá ser vista a olho nú. No entanto, para não perder os detalhes deste raro evento, recomenda-se que se faça uso de algum equipamento, como um binóculo ou telescópio.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.