Destaques
Estudante de Lindolfo Collor conquista prêmio na Mostratec
Por Luis Soares
Lindolfo Collor- A estudante Grasieli Wiedthauger e sua colega Larissa da Veiga Graeff, conquistaram o prêmio de segundo lugar na categoria Engenharia Eletrônica na Mostratec 2021. O trabalho da pesquisa, foi por meio de uma metodologia dividida em duas etapas. Na primeira, foi realizado o desenvolvimento do sistema para identificar e sinalizar a inclinação da coluna vertebral. Após, definiu-se quais componentes seriam utilizados, sendo um sensor acelerômetro e giroscópio, com a função de detectar a inclinação, um microcontrolador Arduino Uno e um módulo motor de vibração para sinalizar a inclinação.
Por fim, na primeira parte, foi desenvolvido o código-fonte do microcontrolador. Na segunda etapa, o objetivo é testar o protótipo integrado a um colete usual em voluntários, realizar os devidos ajustes e, por último, efetuar a análise de dados. Os resultados obtidos referem-se ao correto funcionamento do protótipo, a partir de testes de bancada e teste prévio utilizando o dispositivo integrado ao colete usual. Embora a pesquisa ainda não esteja finalizada, o protótipo tem apresentado funcionamento conforme planejado, sinalizando a postura incorreta quando ocorrida. Além disso, o teste em voluntários, ajustes finais e análise de dados estão sendo desenvolvidos. As alunas foram orientadas pela Professora Deise Margô Müller. Essa colocação garante o credenciamento para a FETEC, feira que acontece em Campo Grande-MS.
O que é a Mostratec
A Mostratec é realizada pela Fundação Liberato, além disso, é a maior Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina. Grasieli agradeceu a todos que de uma forma ou outra ajudaram.
Agradecimentos aos que ajudaram
“Gostaria de agradecer imensamente a Professora Deise, sem todo o auxílio, cuidado, dedicação, paciência e incansáveis reuniões, nada disso seria possível. Claro, aos meus pais, por toda a paciência durante este ano, por todos esforços que fizeram para me ajudar a concluir o projeto e pelo apoio emocional. A minha avó Olanda, que não mediu esforços nas costuras do top e da cinta. Sempre pronta para ajudar e fazer da melhor forma tudo o que precisei. E claro, agradecer a minha colega, Larissa, por ter vivido essa pesquisa comigo neste ano repleto de obstáculos e desafios”, finalizou.