Notícias

Estudantes de Nova Petrópolis lançam 5ª edição do livro Escritores do Amanhã

11/10/2022 - 14h50min

Alunos autores reunidos no lançamento da coletânea (Créd. Fotos 50mm)

Coletânea foi escrita por mãos de alunos de diferentes escolas do município

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Quase 40 estudantes de diferentes escolas de Nova Petrópolis estão incluídos na quinta edição do livro Escritores do Amanhã, uma coletânea de textos que foi lançada durante a Feira do Livro de Nova Petrópolis. A obra reúne textos de 38 estudantes e contou com o envolvimento de mais de 20 professores que auxiliaram na elaboração do projeto. “É uma oportunidade para que jovens autores de hoje possam seguir nesta carreira e, quem sabe, participar de uma futura edição da nossa feira”, diz o prefeito Jorge Darlei Wolf sobre a obra.

Os autores são de diferentes escolas e o projeto estava sendo trabalhado durante o ano para que a obra fosse lançada na Feira do Livro. Cada um dos pequenos autores recebeu um certificado e um exemplar do livro, que também esteve à venda na Feira para que pais e amigos pudessem adquirir.

Esta é a quinta edição do livro Escritores do Amanhã e está disponível na Biblioteca (Créd. Gian Wagner Baum)

PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS – Dez escolas públicas do município participaram da quinta edição do livro com alunos representantes. A escola que mais teve autores na coletânea foi a Bom Pastor, da Linha Brasil, que além dos cinco textos de Bernardo Kuhn, Marcela Ploharski, Taísa Ullmann, Luísa Blankenburge Maria Eduarda Hoss, contou com texto da aluna de inclusão da Apae, Gabrielly Krewer.

Luiz Loeser, da Vila Olinda, Augusto Guilherme Gaedicke, do Vale Verde, São José do Pinhal Alto e Pedro Beck Filho, da Linha Temerária, tiveram cinco autores cada, sendo eles: Maria Clara Correa, Isabela Marques, Anita Pacheco, Davi de Lima e Luiz Henrique Pacheco (Vila Olinda); Estevão Vieira, Maria Eduarda Abrão, Sophia Schroeder, Ana Luiza Abrão e Manuella Schwantes (Vale Verde); Estela Prates, Emeli Finger, Matheus Fritsch, Maicon Adams e Clemer Klein (Pinhal Alto); e Enzo Pagliarin, Mateus e Murilo Zimmermann, Luiza Seibert e Alessandra da Silva (Linha Temerária).

A Escola Piá, do bairro Piá, teve quatro autores na obra: Vitória da Mota, Kyara Schaefer, Glenda Schumann e Guilherme Pottratz. Padre Amstad (Linha Imperial) e Otto Hoffmann (Pousada da Neve) tiveram três autores cada, sendo da Linha Imperial as meninas Manuela Schneider, Gabriela da Cunha e Alana Costa. Do Pousada da Neve, foram dois meninos, Felipe Medeiros e Gustavo Thiele, e uma menina, Laura Ferreira. A aluna Sabrina Silva representou o colégio Padre Werner do Centro e a aluna Natasha Souza, a escola Primeiro de Maio da Fazenda Pirajá.

Meninas são destaques
Dos 38 textos publicados na coletânea, quem se destaca são as meninas que são autoras de 25 deles. As meninas representam praticamente o dobro de meninos na coletânea, que contou com textos de 13 alunos.

 

Sair da versão mobile