Notícias

Ex-prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva, lança pré-candidatura a deputada estadual

02/04/2022 - 16h18min

Atualizada em 02/04/2022 - 17h16min

Tânia Teresinha da Silva foi prefeita por dois mandatos consecutivos em Dois Irmãos (FOTO: PMDI)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – A ex-prefeita e ex-vereadora de Dois Irmãos, Tânia Teresinha da Silva, se desligou nesta semana da presidência da Fundação Saúde de Novo Hamburgo – onde estava desde 5 de janeiro do ano passado –, e colocou seu nome a pré-candidata para deputada estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Tânia contou à reportagem, na tarde deste sábado, 2, que o período de um pouco mais de um ano à frente da Fundação foi de muitos aprendizados, em que atuou na atenção básica, média e alta complexidade do Hospital. “Agora coloco meu nome a disposição do partido MDB, para minha candidatura a deputada estadual, e ver se consigo passar nas convenções do partido”, explicou.

A pré-candidata definiu como alta a expectativa de ter o reconhecimento do trabalho já realizado. Falou de tempos difíceis que o País vem enfrentando principalmente diante das diferenças. “Mas o que eu posso dizer é que vou fazer o melhor, dentro do melhor, porque eu acredito sinceramente na política do bem para fazer o bem. É isso que eu acredito, de pessoas na política que estão realmente integradas com a comunidade. E, quanto aos resultados das urnas, a gente não sabe, depende da trajetória de cada um, do momento de cada eleitor que precisa ser respeitado”.

A TRAJETÓRIA DE TÂNIA EM DOIS IRMÃOS

Natural de Novo Hamburgo, Tânia veio para Dois Irmãos quando participou do primeiro concurso público da cidade na área da saúde, realizado em 1989, passando em primeiro lugar e sendo a primeira técnica em enfermagem do município.

Em 1991 veio trabalhar em Dois Irmãos em uma unidade móvel de saúde e, em 1994, decidiu morar definitivamente na cidade.

Início na política

Em 1996 Tânia concorreu pela primeira vez como vereadora pelo MDB (então PMDB), sendo a segunda mais votada do partido e a quarta mais votada do pleito com 590 votos. Em 2000 concorreu novamente, ficando na suplência. Em 2004 foi convidada mas não se candidatou – e continuou na área da saúde.

Vereadora mais votada da história

Em 2008 se tornou a vereadora mais votada da história de Dois Irmãos com 2.055 votos – marco que até hoje não foi superado.

Em 2012 concorreu novamente, mas dessa vez à chapa majoritária, ao lado do atual prefeito Jerri Adriani Meneghetti, por meio da coalizão (MDB-PP-PTB) – sendo a primeira prefeita da cidade. Na época a disputa foi acirrada, com uma diferença de pouco mais de 600 votos.

Em 2016 Tânia e Jerri se reelegeram, mas com uma diferença de 3.115 votos. Em 2020 Jerri deu continuidade ao trabalho, se elegendo prefeito com 64,42% dos votos. No dia 5 de janeiro de 2021 Tânia assumiu a presidencia da Fundação Saúde de Novo Hamburgo à convite da prefeita Fátima Daudt. 

 

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário