Destaques
Ex-prefeito Lui Schenkel é absolvido de acusações de improbidade administrativa
Nova Petrópolis – O ex-prefeito Luiz Irineu Schenkel e ex-secretários de sua gestão foram absolvidos em duas ações civis públicas feitas pelo Ministério Público por improbidade administrativa. As decisões são em primeira instância, pela Comarca de Nova Petrópolis.
Em uma delas, a Justiça entendeu que não houve irregularidade na contratação por ele de uma empresa sem licitação para a organização de um evento em 2009. Esta empresa tinha entre seus integrantes pessoas próximas à ex-secretária de Administração do município, Daniela Steffen.
Na outra, o MP questionava a abertura de uma conta bancária em nome do município, cujo objetivo inicial era o de receber valores de planos de telefonia móvel dos servidores, mas acabou se tornando depositária de patrocínios de outro evento, feito em 2010.
Lui e duas ex-secretárias do município teriam sacado dinheiro desta conta, mas a defesa argumentou que o montante foi pago de fato aos patrocinadores da ação. O fato chegou a gerar uma CPI, aberta em 2016.
Leia matéria completa na edição do Diário desta sexta-feira, 22.