Notícias
Exemplo de vida: conheça Aline Dusik, que esteve em Ivoti divulgando trazendo sua história de superação
Ivoti – Uma visitante especial esteve divulgando sua história de um grande exemplo de vida nesta quinta-feira, em frente ao Rissul, no Centro. Aline Dusik, 39 anos, foi diagnosticada ainda nos primeiros meses de vida com a síndrome de Werdnig Hoffmann (AME tipo 1), uma doença genética rara que afeta as células nervosas da medula espinhal, responsáveis por transmitir os estímulos elétricos do cérebro até aos músculos, o que faz com que a pessoa tenha dificuldade ou não consiga movimentar os músculos voluntariamente.
Ao ser diagnosticada, Aline que também tem um irmão com a doença, recebeu dos médicos a expectativa de vida de apenas 7 anos, depois de 14, e foi superando todos os prognósticos. Hoje ela é formada em Teologia e lhe resta apenas um semestre para se graduar em Psicologia. “Os médicos me dizem que, no Brasil, sou a paciente mais velha com essa doença que fala e não precisa da ajuda de equipamentos respiratórios”, conta ela. Além disso, Aline pode ser também a única casada.
Mesmo com o companheiro, Aline necessita de ajuda de dois cuidadoras, uma para o dia e outra para a noite, para que o marido possa trabalhar e estudar. Aliado a isso, os gastos com medicamentos, alimentação, estudos e pesquisa, fizeram com que ela se dedicasse a levar sua história de vida por vários municípios do Estado, comercializando uma rifa para os interessados em lhe ajudar. Hoje foi a vez de Ivoti lhe receber a visita e diversas pessoas participaram da ação comprando um número, no valor de R$ 10,00, que dá direito ao sorteio de um notebook, mas, mais do que isso, são muito bem-vindos para Aline.
As ações presenciais foram escolhidas para que ela possa conversar com as pessoas sobre sua vida, mostrar seus sonhos e realizações. “Já me disseram para fazer a vaquinha, mas ainda não fiz porque podem surgir comentários maldosos, pessoas que pensem que peço ajuda sem me dedicar a algo, mas na verdade a minha ideia é justamente poder me capacitar, concluir os estudos”, afirmou Aline, que ainda não tem data marcado, mas promete voltar outras vezes ao município.