Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Expoagas 2025 dá largada em grande estilo com jantar de abertura e homenagens históricas

19/08/2025 - 18h21min

Atualizada em 20/08/2025 - 15h01min

A 42ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas) começou oficialmente com um jantar na noite desta segunda-feira (18), em Porto Alegre. Consolidada como o maior evento do setor supermercadista no Cone Sul, a feira ocorre entre terça-feira (19) e quinta-feira (21), no centro de eventos da Fiergs, e deve receber cerca de 65 mil visitantes ao longo dos três dias.

Os organizadores estimam que a Expoagas 2025 movimente R$ 768 milhões em negócios, crescimento de 9% em relação à edição de 2024. Nesta edição, 572 expositores estão confirmados, ante 496 no ano passado.

— Cuidamos de todos os detalhes para que este seja o maior e mais qualificado evento da nossa história — destacou Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que encerra seu mandato após a feira deste ano.

O jantar de abertura contou com a presença de autoridades governamentais, parlamentares, empresários do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e de outros estados, além de personalidades da sociedade gaúcha. Gustavo Paim, secretário adjunto da Casa Civil do governo estadual, ressaltou a importância do segmento:

— Este setor é um dos pilares da economia gaúcha e fundamental para o desenvolvimento do Estado. Estaremos presentes para acompanhar o primeiro dia da feira, que deve gerar milhões em negócios.

Antônio Cesa Longo (esq.) e Lindonor Peruzzo Jr. (dir.) entregam homenagem a Nelson Sirotsky.
Renan Mattos / Agencia RBS

Noite de doações e homenagens

Durante o evento, a Agas também doou R$ 200 mil ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, valor referente ao saldo do projeto Ajuda Sul, criado para apoiar a retomada do Estado após as enchentes de 2024.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a entrega da primeira Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho – 100 Anos a Antônio Cesa Longo, concedida por Nelson Sirotsky. Criada para celebrar o centenário do fundador da RBS, a medalha será destinada a personalidades e entidades gaúchas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado.

— É uma emoção enorme receber esta homenagem, que reconhece o trabalho e dedicação de pessoas que ajudaram a construir o nosso Estado e país — afirmou Longo, que encerra 22 anos à frente da Agas.

A 42ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas) começou oficialmente

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.