Notícias
Falta de flexibilização na obra da ERS atrapalha a vida de caminhoneiros e agricultores em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – A obra do asfalto na ERS-373 está trazendo muitos benefícios e já está pronta em boa parte do trecho entre Boa Vista e Alto Padre Eterno.
No entanto, nas últimas semanas, uma situação está gerando transtornos para a comunidade, principalmente caminhoneiros e agricultores – impactando o fluxo das atividades comerciais.
Devido a colocação de calçada, o trânsito está sendo totalmente interrompido pelo Daer – sendo que o asfalto está pronto.
Caminhoneiros com cargas pesadas, que vão em destino a uma granja, precisam fazer desvios por estradas sem condições para tal porte. Agricultores, que usam o trecho com frequência no mesmo dia com os tratores, também são impedidos de passar.
“O pessoal está querendo que as carretas desviem pelo acesso secundário, mas não tem condições para elas passar pelo acesso para chegar na granja. Estão fechando a estrada para fazer o calçamento lateral. Eles não estão tendo a flexibilidade de deixar uma carreta passar. É lamentável isso daí”, disse Andrei Hansen, da Ovos Hansen, afirmando que fornecedores já não querem mais entregar matéria-prima.
E, na contrapartida dos trabalhadores, turistas são avistados furando os bloqueios durante o final de semana, tanto com carros como motos.
O que diz o Daer
A reportagem procurou o Daer, solicitando se é possível uma flexibilização já que a obra de asfalto está pronta.
Em nota respondeu que os bloqueios entre os km 6 e 8,3 têm caráter temporário, “em razão das obras de pavimentação da rodovia. O trânsito no trecho deve ser normalizado em aproximadamente uma semana”.
Disse, ainda, que a sinalização indicando os desvios que estão sendo usado pelos usuários desde 2021.
Não respondeu se há a possibilidade de flexibilização.