Notícias
Forte calor aumenta procura por ar-condicionado e ventilador
Por Hermes Reich
“Outro problema é a seca, então as pessoas precisam economizar água”
As últimas semanas foram de calor intenso e, segundo a MetSul Meteorologia, o mês de janeiro será o mais quente do ano na maioria das áreas Centro-Sul do País. O verão começou sob influência do fenômeno La Niña – resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial -, por isso janeiro iniciou com calor acima da média e irregularidade de chuva, com valores abaixo do previsto.
Em Dois Irmãos, é grande a procura por ar-condicionado e ventilador. Tempo quente e abafado também propicia o aquecimento das vendas desses eletrodomésticos. Na Loja Benoit, a vendedora Cristiani Maria da Rosa fala do movimento em decorrência da alta temperatura.
“Faz 13 anos que trabalho aqui, e desta vez a procura por esses produtos já começou lá em dezembro. Agora estamos vendendo bastante também, por isso temos um bom estoque de ar-condicionado e ventilador na loja.”
Cristiani também salienta que em 2023 as vendas estão melhor do que os últimos dois anos. “Este ano está bem melhor que os outros. Estamos vendendo muito freezer também. As condições de pagamento estão bem boas”, finaliza.
O que os moradores dizem sobre o calor
O aposentado Egon Schutz, de 75 anos, alerta sobre as altas temperaturas gerarem a falta de água. “O calor mata tudo, inclusive a água está indo para o fim.”
Egon que cuida da chácara do genro sente na pele o reflexo das altas temperaturas, principalmente nesta época do ano.“Com esse calor as plantações não vingam, está secando tudo. Na chácara, de dia fico na sombra e à noite no ar-condicionado.”
Já a industriária Neuza Batista, de 50 anos, moradora do bairro Industrial, diz que os dias quentes são bons para aproveitar a praia. “Calor é ótimo para ficar na praia.”
Neuza também aponta a qualidade do ar nos dias mais quentes. “Quando está muito seco o ar é ruim. Por isso, precisa tomar muita água. Acredito que a tendência é a gente sofrer mais por causa do calor. Outro problema é a seca então, as pessoas precisam economizar água e não lavar calçadas e nem os automóveis nesse período.”