Notícias
Fórum Anual sobre Neurodiversidade promove palestra sobre a importância dos pais na jornada neurodiversa
Na quinta-feira, 13, a câmara de vereadores de Estância Velha promoveu mais um encontro voltado às ações do Fórum Anual sobre Neurodiversidade para os pais, mães, familiares e responsáveis de pessoas neurodivergentes. O fórum foi criado a partir de uma proposição apresentada pelos vereadores Lucas Argentino (MDB) e Edenilson Klaus (PP), visando promover no âmbito do Poder Legislativo um espaço permanente de diálogo, escuta ativa e construção de políticas públicas voltadas às pessoas neurodivergentes e suas famílias.
O evento contou com a participação do terapeuta Leandro Flores, que ministrou a palestra “A importância dos pais na jornada neurodiversa” com o objetivo de provocar reflexão entre os participantes sobre o papel dos pais no desenvolvimento das crianças neurodiversas. Leandro destacou a relevância da presença ativa na vida dos filhos, a união familiar e a necessidade de os responsáveis cuidarem de si próprios para melhor apoiar seus pequenos, seja por meio de atitudes, seja pelo exemplo. O terapeuta ainda conduziu uma meditação guiada, convidando os presentes a revisitar simbolicamente sua criança interior e estabelecer um diálogo emocional com o próprio passado.
Para o vereador Lucas Argentino, a iniciativa trouxe uma abordagem diferenciada para o fórum que vem sendo desenvolvido de maneira contínua e plural. “Foi uma proposta voltada aos pais e familiares de cidadãos neurodiversos, com foco nos homens e mulheres, nos humanos que cuidam – e que, portanto, também precisam ser cuidados e se cuidar para poder ajudar os seus nessa jornada”. Estamos construindo o Fórum sob vários vieses e olhares, para engajar toda a comunidade e alcançar a diversidade de públicos e necessidades”, afirmou Lucas.
Já o presidente dessa Casa Legislativa, Edenilson Klaus (PP), destacou o dever com o bem-estar da comunidade. “Este foi o nosso compromisso com a neurodiversidade, de levar para além do evento do Fórum, questões práticas do dia a dia das famílias, de forma a tornar essa jornada um pouco mais leve. Agora é só aguardar o próximo encontro”, disse Edenilson.
