Notícias
FUTSAL: Veterano, 1ª e 2ª Divisão não acontecerão esse ano em Dois Irmãos
Dois Irmãos – Há mais de 100 dias as principais competições esportivas do país estão paradas devido ao coronavírus e em Dois Irmãos os transtornos foram sentidos nos campeonatos municipais. Preocupado com a situação, Jorge Bauer, integrante da LIFUSA (Liga Dois-Irmonense de Futebol de Salão) e organizador da 1ª Divisão, 2ª Divisão e Veterano destaca que neste ano não seria possível realizar a competição dentro dos moldes anteriores.
Para acontecer qualquer evento desse porte ainda em 2020 seria preciso adotar uma série de medidas de segurança. A Prefeitura ainda não teria como se posicionar sobre a liberação das competições pois não sabe como se comportará a pandemia nos próximos meses. Jorge pensou em fazer os jogos sem público (permitindo a entrada de integrantes da comissão técnica e atletas) ou distribuir em vários ginásios. “Fiz o levantamento junto às equipes e a maioria delas preferiu deixar os jogos para o ano que vem. Preferem não jogar se é para ser desse jeito”, afirmou Jorge.
Maioria concordou
Antes de tomar a decisão foi feito um levantamento junto às equipes para saber se aceitariam jogar com as condições e medidas de segurança impostas. Entre os cuidados estariam: cada atleta levar sua água, usar álcool gel, manter as medidas de distanciamento, sentar na arquibancada, com distanciamento. Foram consultadas as 24 equipes: 10 da 1ª Divisão, 12 da 2ª Divisão e 10 do Veterano. Nessas do Veterano, oito jogariam também a 1ª ou 2ª Divisão. Entre os times consultados, apenas seis aceitaram jogar com as restrições, sendo um da 1ª Divisão. Ou seja, apenas ¼ do total das equipes concordou com os jogos. Outras 16 preferiram que não tivesse competição neste ano se fosse preciso adotar as medidas de segurança. Duas delas não se pronunciaram.
Campeonatos municipais
Referente aos demais campeonatos municipais de Dois Irmãos, como o Futebol Sete Livre e veterano, que já haviam iniciado, o chefe do Desporto, Sérgio Kroetz destacou que ainda não tem como definir como ficará. Segundo ele, promover algum evento nesse momento, sem público, ficaria inviável porque os ecônomos não teriam interesse em liberar seus espaços sem a presença do público. “Quando as coisas melhorarem a prioridade será terminar os campeonatos que já estão em andamento. No mais, precisamos ver se teremos datas para promover algum outro evento”.
Nada definido
De acordo com os departamentos de Desporto de Santa Maria do Herval e Morro Reuter, ainda não está definido o futuro das competições. Os organizadores aguardam melhorar a situação da pandemia para reorganizar os calendários das competições, dentro do que restar de datas disponíveis.