Geral
100 Dias: Avanços são relatados pela prefeita Carla Chamorro
Chefe do Executivo concedeu entrevista ao Diário
Por Felipe Faleiro
Ivoti/Morro Reuter – A prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, foi a entrevistada da última terça-feira no projeto Os 100 Dias das Administrações Municipais. Carla foi questionada sobre diversos assuntos a respeito do município, como Saúde, Educação, Obras, Agricultura e Turismo. Leia um trecho a seguir e a sabatina completa você confere no Facebook ODIARIONET.
Trecho da entrevista
Diário: A senhora foi candidata única na eleição. Como foi isto, e como resumir os 100 primeiros dias de seu segundo mandato?
Carla Chamorro: O fato de eu ter sido candidata única é um reconhecimento pelo trabalho sério que fizemos desde o primeiro mandato. Os 100 dias são resultados de uma continuidade de algo que iniciou em 2017 e que, agora, a partir desta primeira experiência, ganhou força, uma vez que conseguimos desenvolver um governo sustentado no diálogo com a comunidade. Este é o carro-chefe da Administração, que é construída com a participação comunitária e sustentada em muito trabalho.
Diário: Como está a situação da pandemia no município?
Carla Chamorro: Estamos fechando um ano de pandemia, e tínhamos a expectativa de que este fosse um ano diferente e melhor. No entanto, desde o início da Covid-19, estamos investindo muito na Saúde, na intenção de garantir segurança à comunidade. Desde o começo, qualificamos a equipe de profissionais, e uma das ações que primamos foi o investimento em testes. Essa foi uma questão que decidimos logo investir. Você consegue dar garantia à comunidade quando as pessoas vão apresentando sintomas, e de imediato conseguimos testar, para que a pessoa possa estar ciente de seu diagnóstico, e aqueles que não testaram positivo possam voltar ao trabalho.
Diário: Como está avançando a Educação em Morro Reuter?
Carla Chamorro: Historicamente, sempre houve falta de vagas na Educação Infantil em Morro Reuter. Quando assumimos a Prefeitura em 2017, eu e o Airton [Bohn, vice-prefeito] assumimos o compromisso com a comunidade, e queríamos não atender esta demanda no último ano de mandato, mas sim no primeiro. Hoje, zeramos a lista de espera. Temos vagas suficientes, e mais do que isto, temos vagas aguardando crianças. Crianças que têm dificuldade de aprendizagem e não conseguem aprendê-lo por meio do computador, estamos buscando em casa e elas têm atendimento individualizado na escola.
Diário: Como avalia o avanço em Obras e Infraestrutura?
Carla Chamorro: Terminamos o primeiro mandato pavimentando mais de 30 ruas, parte delas por meio de recursos federais, pela indicação de emendas parlamentares, e outras por meio de pavimentação comunitária. De uma forma geral, há uma aceitação muito boa da comunidade. As famílias não querem mais ter pó, e isto traz um transtorno muito grande. Além disto, há segurança e trafegabilidade, e se nós queremos falar em desenvolvimento econômico, temos que ter infraestrutura. Nestes primeiros 100 dias, estamos chegando na oitava rua.
Diário: Qual a importância que a senhora atribui ao diálogo com a comunidade?
Carla Chamorro: Acho muito importante manter este diálogo. A gente tem esta simplicidade de ouvir as pessoas. Todas elas fazem sua leitura e têm sua razão, no entanto, temos que ouvi-las para identificar com elas o que pode melhorar. Na época da campanha, mesmo sendo candidata única, visitamos quase todas as residências, para ter este feedback da comunidade. Levávamos um caderno junto, onde registrávamos aquilo que estava bem e aquilo que pode melhorar. Esta é nossa intenção, poder fazer o melhor para poder atender às necessidades da comunidade.