Geral
100 Dias: Fátima Daudt expõe as realizações em 100 dias
Prefeita de Novo Hamburgo foi entrevistada na segunda
Por Felipe Faleiro
Ivoti/Novo Hamburgo – A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, foi a entrevistada da última segunda-feira no projeto Os 100 Dias das Administrações Municipais. Fátima foi questionada sobre diversos assuntos a respeito do município, o maior da região do Vale do Sinos. Leia um trecho a seguir e a sabatina completa você confere no Facebook ODIARIONET.
Trecho da entrevista
Diário: Como resumir estes primeiros 100 dias de segundo mandato?
Fátima Daudt: Sendo uma administração de continuidade, muitas coisas já estavam encaminhadas nos primeiros quatro anos de governo. Nestes 100 primeiros dias, colocamos muitas coisas em andamento, e continuamos com o pé no acelerador. Pena que a Covid nos fez diminuir muitas ações, mas, em compensação, focamos muito na Saúde. São 100 dias neste início de segundo mandato, com muita força, também a mesma de antes, e com mais experiência, que isto, acredito, é o melhor de tudo.
Diário: Como está o combate à pandemia em Novo Hamburgo?
Fátima Daudt: Em Novo Hamburgo não foi diferente de outras cidades, sofremos muito com a Covid, graças a Deus e a um trabalho que fizemos durante este período, no ano passado, digamos assim, quando iniciou a primeira grande onda, em julho, tivemos um incremento. O Hospital Municipal tinha 10leitos de UTI, e ampliamos para 45. E isto tudo nos ajudou nesta segunda onda, que foi muito maior, mas no município ninguém ficou na espera por uma UTI, todos foram atendidos devido a todo este trabalho que fizemos neste período.
Diário: Quais são os avanços na área de Educação?
Fátima Daudt: Quando assumi a Prefeitura, havia uma falta enorme de vagas [nas escolas]. Tínhamos por volta de 1,5 mil crianças na espera para entrar na escola municipal. E nós zeramos esta lista de espera em Novo Hamburgo, mas sentimos uma grande dificuldade na Educação Infantil. Começamos a construir novas escolas, uma já foi entregue, a Alecrim, a Olavo Bilac também já está praticamente pronta, e temos outra. Estamos entregando mais escolas para a Educação Infantil, que é de zero a três anos, que é onde sentíamos mais dificuldade para acolher todas nossas crianças em turno integral.
Diário: Como estão as Obras e Infraestrutura do município?
Fátima Daudt: No meu primeiro mandato, houve a revitalização da área central, não foi deixado somente bonito, mas feita também toda a parte de saneamento. Antes, os canos não davam conta, e quando chovia, alagava todo o Centro. Isso tudo hoje ficou no passado. Mas fizemos ainda uma obra imensa de infraestrutura no bairro São José, as praças de todos os bairros, outros que não eram atendidos há muito tempo, como Lomba Grande, também fizemos. Também “enterramos canos”, fizemos obras de macrodrenagem, microdrenagem, cuidamos do pluvial, e a população entendeu e aceitou, porque diminuímos muito os alagamentos nestes locais.
Entrevista de hoje
A série de entrevistas com os chefes do Executivo da região termina nesta quarta-feira. A conversa de hoje será com o prefeito Gilmar Führ, o Nack, de Presidente Lucena. Todos os outros da região de cobertura do Diário já foram sabatinados. A conversa inicia às 19 horas e será transmitida no Facebook ODIARIONET. A comunidade está convidada a participar e interagir.