Conecte-se conosco

Geral

51ª Festa do Figo é aberta oficialmente com destaque para a valorização da agricultura

31/01/2026 - 15h21min

Por Luis Soares

Nova Petrópolis- A abertura oficial da 51ª Festa do Figo aconteceu na manhã deste sábado, na Sociedade Linha Brasil, reunindo um bom público e diversas autoridades locais, regionais e estaduais. O evento, que já é tradição no município, celebra a produção agrícola e a cultura local, com destaque especial para o figo, símbolo da força do setor rural da região.

Durante a solenidade, o prefeito Daniel Michaelsen, acompanhado do vice-prefeito Alexandre da Silva, ressaltou a importância da Festa do Figo não apenas como evento cultural, mas também como um espaço de valorização dos agricultores e de fortalecimento da economia local. Em seu pronunciamento, o prefeito destacou o papel fundamental da agricultura no desenvolvimento do município, enfatizando o trabalho e a dedicação das famílias produtoras que mantêm viva a tradição ao longo das gerações.

 

O vice-prefeito Alexandre da Silva também reforçou a relevância do evento para a região, destacando que a Festa do Figo é resultado do esforço coletivo entre poder público, produtores e comunidade. Ele salientou a necessidade de continuar investindo no setor agrícola, reconhecendo sua contribuição para a geração de renda, emprego e identidade cultural do município.

A programação da 51ª Festa do Figo segue até domingo, 01/02, com exposições, atrações culturais, gastronomia típica e atividades voltadas para toda a família, consolidando o evento como um dos mais importantes do calendário local. Logo após a solenidade de abertura, a corte fez o descerramento da fita, abrindo oficialmente a Festa do Figo.

 

 

Deputado Estadual Elton Weber falou sobre a feira

 

 

“Para Nova Petrópolis, o evento é fundamental para empresários, agricultores e toda a comunidade, que têm a oportunidade de vender seus produtos, especialmente o figo.

A festa demonstra a capacidade dos nossos agricultores em apresentar a qualidade da produção a todos que visitam a feira e a nossa cidade. São mais de 50 anos de história, um sinal claro da valorização de quem produz o alimento que chega à mesa da população”.

 

 

O que disseram os visitantes e expositores 

 

A influenciadora da cidade de Gramado,  Lourdes Pradenpak, do canal Eu sou a Bisa, falou sobre a festa. Na foto juntamente com Patrck e Milena

“É o terceiro ano que eu faço a propaganda da Festa do Figo e posso afirmar que tem bastante procura para saber sobre o evento e eu sempre indico entrar nas redes sociais do evento e conferir toda a programação. Já é sucesso como sempre “.

 

 

As moradoras de Três Coroas, Isabel Cristina Jungthon e Natália Jungthon, estão visitando a festa pela primeira vez na Linha Brasil.

“Está muito boa a festa deste ano, é a primeira vez que viemos aqui em Linha Brasil e gostei das variedades”. Destacou Natália. “Gostei do licor de figo, das apresentações e das frutas. Tudo muito bom. estão de parabéns”. Finalizou Isabel Cristina.

 

 

 

A expositora Luciane Saleti Lisiak, está há 16 anos vendendo seus produtos na Festa do Figo, e mais uma vez está confiante nas vendas. “Eu sou expositora na Festa do Figo há 16 anos e sempre saio satisfeita com as vendas. esse ano não será diferente. tenho certeza que será um sucesso mais uma vez”.

 

 

 

O casal de Caxias do Sul, Daniel Barbieri e Raquel Ávila, visitaram a Festa do Figo pela primeira vez e acharam um espetáculo. “É a primeira vez que venho na festa e posso destacar a organização, muito boa mesmo. Vale a pena vir. Uma ótima experiência, bastante produtos típicos”. Destacou Daniel. “É a primeira vez na festa e a primeira vez que provo o figo. Uma fruta maravilhosa. Até o Chopp é ótimo”. Enfatizou Raquel.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.