Geral
5ª Festa Nacional da Lavanda foi a maior de todos os tempos em Morro Reuter
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter – Coroada pelo clima agradável, a 5ª Festa Nacional da Lavanda entrou para a história. O evento começou na quinta-feira, 20, e seguiu até este domingo, 23, com dezenas de atrações e destaque para a protagonista: a lavanda – que encantou o público de toda a região e, também, de diversos estados do país e até mesmo do exterior, atraindo milhares de pessoas com programação gratuita.
A solenidade oficial ocorreu na noite de quinta-feira. Em 30 anos de história de Morro Reuter como município, foi a primeira vez que um governador do Rio Grande do Sul esteve presente numa abertura de um evento oficial.
Ranolfo Vieira Júnior participou junto à primeira-dama Sônia Vieira. Falou da sua satisfação de estar em Morro Reuter neste momento. “Quero saudar a iniciativa das famílias que trabalham com a produção da lavanda e o poder público pelo incentivo. Temos cada vez mais a necessidade de diversificar as culturas, e a lavanda vem representar exatamente isso”, disse. Junto dele também esteve o secretário de Turismo de Estado, Raphael Ayub.
Também marcou a noite a presença do presidente do Grupo Herval, José Agnelo Seger, que falou do seu carinho pela cidade. A prefeita Carla Chamorro, vice Airton Bohn e presidente da Câmara Lauri kaefer recepcionaram os visitantes. Estiveram presentes prefeitos de toda a região e demais autoridades, além do público que, mesmo numa noite chuvosa, lotou o evento para abertura oficial, apresentações artísticas e show do Guri de Uruguaiana.
Em sua fala, a prefeita Carla Chamorro agradeceu todos os presentes e manifestou sua alegria com o evento. “Eu sou muito apaixonada por este município, assim como vocês. Me sinto feliz, na verdade, emocionada”, disse, destacando a importância da lavanda para Morro Reuter e todo o seu potencial.
Objetivo alcançado
De acordo com a prefeita Carla, a Festa Nacional da Lavanda tem com premissa principal a divulgação do produto, buscando uma colocação no mercado regional e nacional. Afinal, para que os produtores possam se manter, ampliar seus negócios e, também, atrair mais pessoas dispostas a apostar neste segmento, é necessário que haja venda.
E, ao final, a festa se destacou neste quesito. As atrações musicais e culturais chamaram o público, mas, muitos dos que vieram para o evento o fizeram na intenção de conhecer a lavanda e suas propriedades. Novas parcerias foram criadas e, este, foi o principal objetivo.
Expansão de negócios
Rafael Lauxen, 34 anos, do Viveiro Lauxen, ficou contente com o resultado da festa. Ele vende mudas para óleos essenciais e, nestes quatro dias, a procura maior foi para os jardins. Suas prateleiras rapidamente tiveram que ser repostas pois havia uma saída muito grande da lavanda. “Vieram pessoas do Rio de Janeiro, por exemplo. Teve gente não comprou na hora, mas fez encomendas”, disse, destacando que o evento todo foi um sucesso ao longo dos quatro dias e estabeleceu novas parcerias.
Torta de lavanda feita especialmente para a Festa
Ao chegar na entrada do Ginásio uma fila sempre chamava a atenção em um dos estandes. Era a torta de lavanda fazendo sucesso. Ela foi feita por Janine Sebastiany Galvão, 39 anos, confeiteira e proprietária da Nille Doces.
Ela conta que a torta foi elaborada especialmente para o evento. Foram três meses de trabalho, desenvolvendo aromas e sabores até chegar no ponto ideal. “A torta tem bolo com sementinha da lavanda, e todos os recheios têm lavanda”, explica.
A procura foi grande todos os dias, novos contatos e parcerias foram feitas. Agora o sonho da empreendedora está ainda mais próximo: o de abrir o estabelecimento próprio pois, até então, só atende por encomenda – trabalhando em casa com a ajuda do marido. Durante a festa, contou com o apoio da cunhada, mãe e irmão. Quem quiser fazer encomendas pode contatar pelo 051 99639-7585.
Evento fomentou negócios
Calida Panzenhagen e Maurício de Oliveira, da Casa do Gaúcho, participaram pela primeira vez expondo seus produtos e já estão satisfeitos com o evento. “Foi muito bom, bastante gente de fora. Teve pessoas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, todos querendo levar uma lembrança”, contou Mauricio, afirmando que novas parcerias foram criadas nestes dias, além dos clientes que conheceram os produtos da loja e garantiram que visitarão o empreendimento em breve.
Lavanda e demais flores em destaque
Clarice Blume e Silvana Kunzler são da CG Floricultura e ficaram contentes com o movimento dos quatro dias. O tempo todo o estande estava lotado de clientes, tanto para comprar lavanda como demais variedades de flores. “Foi muito positivo”, disse Silvana.
Rafael Olbermann, do Orquidário Floresta de Dois Irmãos, destacou o bom movimento e as vendas da Festa Nacional da Lavanda. Disse que a flor mais procurada é a de variedade Phalaenopsis.
AVALIAÇÃO DA PREFEITA CARLA
“Estamos todos muito felizes, pois o público presente nos quatro dias do evento superou as nossas expectativas. Percebe-se que a cidade está feliz e se reconhece este sentimento no sorriso de cada munícipe, pois a festa foi um sucesso total e estamos todos muito orgulhosos disso.
Todos os expositores venderam muito e a lavanda, bem como os produtos à base da lavanda, encantaram os visitantes. Foi a maior edição da Festa. Muita gratidão a todos os que participaram da organização, realização, visitantes, patrocinadores e imprensa.
A Festa deu muita visibilidade ao município, ratificando seu potencial turístico que se sustenta nas suas belezas naturais, na hospitalidade do seu povo e na forma carinhosa com que acolhemos a todos os visitantes”.
Exposição de animais e feira de produtos coloniais
Além dos produtos à base da lavanda, outro ponto que não passou desapercebido foi a feira de produtos coloniais e exposição de animais. O local recebeu a visita de muitas pessoas que fizeram suas compras e aproveitaram para tirar muitas fotos.
“As vendas superaram as expectativas. Estamos felizes como a forma diversificada como as coisas foram colocadas. Dá para entender um pouco o que nosso meio rural tem para mostrar para as pessoas. O que é mais interessante é a curiosidade das pessoas quando elas perguntam sobre várias coisas”, disse o presidente do Sindicato Rural, Pedro Joãozinho Becker – Pedrinho.
Moradores do Rio de Janeiro vieram especialmente para a Festa
Fernanda Araújo, 44 anos, e Renato Ferreira Araújo, 45, vieram especialmente de São Gonçalo, Rio de Janeiro, para a Festa Nacional da Lavanda. “Estamos querendo levar o lavandário para o Rio, e uma pessoa aqui da cidade que conhecemos nos avisou que teria a festa”, disse Fernanda, enquanto eram recepcionados pela prefeita Carla.
Eles vieram na quinta-feira e ficaram até domingo no evento. Aproveitaram todas as oportunidades para entender os processos da lavanda e, ao mesmo tempo, se divertiram com as atrações e se deliciaram com a gastronomia local. Ambos pontuaram a receptividade do povo local, a tranquilidade e o encanto da cidade de Morro Reuter.
Governador visitou o Klein
Após a abertura do evento, o governador Ranolfo Vieira Júnior, prefeita Carla Chamorro, vice Airton Bohn e demais autoridades jantaram no Klein Pizzaria. Eles foram recepcionados pelo proprietário Maico Klein.
Evento com zero incidentes
Até o fechamento desta reportagem, às 18h, não havia sido registrado nenhum incidente no evento. A informação foi confirmada pelo comandante da Brigada Militar local, sargento Eduardo Farias. A BM contou com reforço no policiamento.