Geral
64 anos de Dois Irmãos: reportagens de um antigo jornal dos anos 60, escrito em alemão
JORNAL ST. MICHAELSBLATT, 25 de abril de 1961
Mauri Marcelo Toni Dandel
Há alguns anos, este caderno especial já trouxe matérias de jornais que existiam em São Leopoldo nos tempos da emancipação e antes disso. Em outro caderno, uma das pautas foi a matéria de Josué Guimarães para a revista Cruzeiro (que seria nos moldes da Veja, atualmente) sobre o Kerb de São Miguel, que era realizado no Salão Sander.
Então, com um trabalho do turismólogo Lucas Molling, do museu hervalense Laurindo Vier (nome recebido devido ao ex-vereador por Dois Irmãos), algumas matérias do JORNAL ST. MICHAELSBLATT trazem algumas peculiaridades da época.
ATIRADORES
Reportagem de 1961 sobre a Atiradores: “A diretoria do clube de tiro, que ainda mantém as belas tradições antigas desde a fundação do Baumschneiss, foi reeleita no início deste ano e é composta pelos seguintes cavalheiros: Presidente Irineu Becker, Vice Presidente Dr. Beno Kaefer, 1 e 2 caixas Armindo Kolling e Beno Lampert, outros membros da diretoria são os senhores Edwin e Hugo Holler.
Além disso, foram eleitos numerosos membros das várias comissões do Clube de Tiro, do clube de boliche e de outras filiais do clube, todos os quais experimentaram uma ascensão extraordinária.
Quando o atual economista da associação, Sr. Armindo Kolling, assumiu o cargo em dezembro de 1947, toda a associação tinha 160 membros. Agora tem 500 membros ativos! Estes e outros números, que revelaremos na edição especial do Michaelsblätter sobre o Dia do Colono, testemunham o grande progresso da associação no novo município.
Grandes são os preparativos que todo o município faz para uma comemoração digna do Dia do Colono. O correspondente do St. Michaelsblatt no Baumchneis, o professor da escola paroquial Mr. Friede Grimm, e outros nos dirão mais sobre isso”, Gottfried Straumer.
INAUGURAÇÃO DE PONTE QUE CAIU
O JORNAL ST. MICHAELSBLATT, 11 DE JULHO DE 1962 também registrou a inauguração de uma ponte em Padre Eterno, que acabou sendo levada pela enxurrada. A ponte foi inaugurada por Justino Vier, prefeito de Dois Irmãos, com os deputados Norberto Schmidt Getúlio Marcantônio, além de Walter Fleck, vice-prefeito e sub-prefeito do Teewald.
Texto do jornal: “Por volta das duas horas da tarde, o prefeito fez a abertura da ponte. Falaram o prefeito, o vice-prefeito, o diretor da tribuna da cidade, Carlos Rausch, o cunhado do prefeito, os súditos Norberto Schmidt e Getúlio Marcontonio, Willy Schaumloeffel, Presidente da Câmara Municipal, H. Othon Blessmann, H. Carlos C. Bier e Vereador Laurindo Vier. As palavras de Padre Vigário de Herval foram aplaudidas”.
Nota: Os materiais deste jornal e as fotos são do acervo Museu Professor Laurindo Vier/Sta. Mª. Herval.
FOTOS ARQ.MUSEU LAURINDO VIER