Geral
70 equipes de 31 cidades gaúchas vão disputar o 13° Aberto do Soberano, em Presidente Lucena
Presidente Lucena – O município será, mais uma vez, palco de uma das maiores competições de futsal amador do Rio Grande do Sul. A competição terá 70 equipes divididas nas categorias masculino adulto, feminino adulto, master 40 anos masculino, gurizada sub-18 e gurizada sub-20. Serão 31 municípios gaúchos representados, nesta que será a 13ª edição do tradicional Aberto do Soberano, com a maior edição de sua história.
Neste ano, a competição homenageia um dos astros do futsal Brasileiro, Jorge Luiz da Costa Pimentel, mais conhecido como Jorginho 13. Jorginho foi campeão mundial de futsal com a Seleção Brasileira em 1992, e também eleito o melhor jogador de futsal do mundo naquele ano.
Jorginho também deixou a sua marca no Aberto do Soberano, quando aos 42 anos, em 2010, sagrou-se campeão da 1° edição com a Equipe do Allia/Antônio’s Car de Novo Hamburgo/São José do Hortêncio.
O Congresso Técnico com as equipes aconteceu na quinta-feira, no Ginásio do Soberano, onde mais de 120 pessoas confirmaram presença no Evento. Foi realizado o sorteio dos grupos e debatido o regulamento da competição.
A bola começa a rolar na terça-feira da semana que vem, dia 22, com rodada tripla por semana, nas noites de terças, quintas e sextas-feiras. Serão, ao todo, 140 jogos e mais de três meses de competição, até o dia 8 de dezembro, data das grandes finais.
A categoria masculina adulta terá 30 equipes e a feminina 15. Também no masculino, o master 40 anos terá 6 times, mesmo número do gurizada sub-20, que estreia neste ano. Por fim, o gurizada sub-18 terá 12 clubes.