Geral
Investimento importante em propriedade, onde o corte de mato é o carro-chefe
Portão/Lindolfo Collor- Se há 30 anos era comum realizar o serviço da roça de forma braçal, tudo com a enxada e carro de bois, hoje a realidade é diferente para a família Mobus, que possui uma propriedade de 18 hectares à margem da Estada Sertão Capivara. Os investimentos em maquinário foram sendo feitos aos poucos nas últimas décadas, tudo para facilitar o serviço.
Quem herdou a propriedade familiar foi Ari Mobus, cuja dedicação vem sendo o plantio de milho, aipim, a criação de algumas cabeças de gado e o plantio de laranjas e bergamotas. Ele e a esposa Sueli se dedicam atualmente à produção rural. Os filhos Adriano, 37 e Cristiano, 32, focam o trabalho no plantio e ao corte de mato de acácia e eucalipto.
Cerca de 40% da área total é voltada para o plantio de eucalipto e acácia. A madeira de eucalipto é vendida para os produtores de carvão. Já o eucalipto é vendido para as madeireiras e serrarias, seja para toras ou guias, ou ainda para fazer paletes. O corte de madeira chega em torno de 300 m³.
LEIA TAMBÉM:
Pais e professores apoiaram ação dos policiais em escola de Dois Irmãos