Geral
A Campanha Novembro Azul é uma parceria entre a Liga Feminina de Combate ao Câncer e as prefeituras

A campanha Novembro Azul foca na conscientização sobre a saúde do homem, principalmente o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, incentivando o diagnóstico precoce e o autocuidado. Além do câncer de próstata, a campanha do mês de novembro também chama a atenção para outras doenças como diabetes, obesidade e questões emocionais, incentivando a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e o acompanhamento médico regular.
Em Ivoti, a Liga Feminina de Combate ao Câncer atende uma média de 80 pessoas por mês. Nos meses de outubro e novembro esse atendimento mais que dobra. Em outubro, durante as campanhas sobre câncer de mama, a Liga realizou 290 atendimentos, 134 apenas em Presidente Lucena. A agenda para o mês de outubro também está cheia, com palestras e diferentes momentos organizados nos municípios de Presidente Lucena, Ivoti, Lindolfo Collor e São José do Hortêncio.
A presidente da Liga Feminina de Ivoti, Januza Palmeira, e a diretora do Assistencial, Claudete Diello, que assumiram a gestão em março, relataram que as ações do mês de outubro, apesar de relevantes, ainda não tem a mesma adesão que as ações realizadas em novembro. “Nossas ações ocorrem com o apoio das secretarias de saúde e buscamos sempre fortalecer as campanhas através de conversa e reforço do vínculo com as prefeituras”, destacou Januzza.
Atualmente são 40 pessoas atendidas regularmente pela Liga de Ivoti. São pessoas atendidas com pagamento de exames, atendimento psicológico, medicamentos não fornecidos pelas Prefeituras ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Reiki, consultas médicas com especialistas e rancho para as famílias. “Acreditamos que o bem-estar do paciente com câncer é essencial para sua melhora e evolução do tratamento e esse kit do assistido que fornecemos ajuda a diminuir o estresse psicológico de quem já está lidando com o câncer”, reforçaram.
A secretária de saúde de Ivoti, Thaís Luise Dillenburg Weiss, destacou que as unidades de saúde do município estão promovendo painéis educativos alusivos ao Novembro Azul, além da oferta de exames de rastreio. “Ações preventivas possibilitam o diagnóstico precoce, aumentando significativamente as chances de tratamento eficaz, com menor impacto na qualidade de vida. Quando identificada no início, a doença pode ser tratada com mais segurança, menor agressividade e melhores resultados. Ações pontuais, ajudam a informar, quebrar tabus e incentivar o cuidado com a própria saúde”, afirmou Thaís.
Dois Irmãos
As ações voltadas para a campanha de Novembro Azul e Outubro Rosa pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos contemplaram também os municípios de Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Ao total são 109 pacientes atendidos regularmente nos três municípios, destes, 43 tem câncer de mama e 11 com câncer de próstata.
Durante a campanha de Outubro Rosa foram realizadas 131 mamografias e 40 ecografias mamárias. Além de encontro com funcionários da Nutrifrango e KDS Metais, Hospital São José e Unialcance. Durante a campanha de Novembro Azul a presidente da Liga de Dois Irmãos, Carmen Hopner Zamboni, destacou a palestra realizada na terça-feira, 11, o médico oncologista Gabriel Volpato, especialista em câncer. O evento foi realizado no Teatro Adriano Schenkel, em Dois Irmãos e o ingresso era a doação de um quilo de alimento, produto de higiene ou de limpeza.