Geral

A contabilidade como agente facilitador para uma cidade próspera

10/04/2023 - 09h51min

Uma das áreas mais importantes para o crescimento de uma comunidade, sem dúvida, é a contabilidade. Afinal de contas, como entender o seu negócio e até mesmo suas finanças pessoais sem as condições especializadas de alguém da área? Por esse, e muitos outros motivos, a área é cada vez mais requisitada pelas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. E Estância Velha não fica para trás.

A função da contabilidade é facilitar a vida do empreendedor, resolvendo burocracias, fornecendo demonstrativos da empresa e destrinchando-os para facilitar a interpretação deles, para embasar as tomadas de decisões e torná-las mais efetivas. Entre os serviços oferecidos pelo escritório destacam-se a abertura da empresa, com a realização de toda a parte burocrática; a opção pela forma de tributação mais adequada e o acompanhamento fiscal, diminuindo assim, a carga tributária incidente, além de evitar multas; a produção de relatórios contábeis como balancetes e demonstrações de resultado, pelos quais podem ser identificados aumentos de custos, de despesas, mudanças no faturamento e, assim, possibilitar a análise de quais fatores podem ser melhorados e a realizar o departamento pessoal, em que todas obrigações trabalhistas – demasiadas e complexas, são resolvidas para o cliente.

A ex-delegada do CRC/RS Marlea Graeff Immig falou da utilização da área para pessoas não-jurídicas: “A contabilidade é fundamental não apenas para pessoas jurídicas, mas também para pessoas físicas. O grande exemplo disto é o Imposto de Renda, que devido à falta de atualização de suas tabelas, deve ser declarado anualmente cada vez por mais pessoas. É importante o auxílio de um profissional contábil para esta declaração, pois algum erro na entrega pode gerar muitas dores de cabeça, pagamentos de impostos indevidos, multas e até mesmo a suspensão do CPF do contribuinte”.

A influência da crise:

Infelizmente, o cenário econômico global, com altas taxas de inflação e juros, aliado a todas as crises recentes, abalou muito os diversos setores, tendo grande impacto, principalmente, nos comércios, afetando negativamente os resultados das empresas. No entanto, segundo Marlea, aqueles com uma visão empreendedora e com uma assessoria contábil assertiva, conseguem se beneficiar dessa fragilidade no mercado e crescer, captando novos clientes e se sobressaindo em relação aos concorrentes. “Baseando-se no lema do grande investidor Warren Buffet: ‘compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos’, os momentos de grandes crises também geram grandes oportunidades, para aqueles que estiverem prontos para aproveitá-las”, comenta.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário