/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

“A Cooperativa Planalto está assumindo um novo espaço em Gramado”, diz secretário da Agricultura

20/10/2018 - 10h46min

Atualizada em 22/10/2018 - 09h06min

Gramado – Apresentado ao projeto da Cooperativa Planalto, que consiste na criação da marca “Gramado Colonial” para comercializar produtos de seus 273 associados, o secretário municipal da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, classificou a iniciativa como uma oportunidade positiva para os agricultores, a instituição e o município.

“A nossa cidade, que hoje recebe 6 milhões de turistas, aceita e comporta esse novo espaço. É mais uma oportunidade que o agricultor tem. Se é bom para a cooperativa, sem dúvida é bom para Gramado”, afirmou.

Meneguzzo destaca o valor histórico da cooperativa. “Lá nos anos 70, ela foi um agente que provocou várias mudanças no município. Depois ela adquiriu um caráter mais de varejo, não tanto de produção. Agora ela assume um novo espaço em Gramado. Vale o nosso elogio por ter optado pela comercialização dos produtos das agroindústrias. Os associados podem evoluir e causar aquilo que todos querem: o aumento da renda e a autoestima no meio rural, que geram a sucessão”, acrescenta Meneguzzo.

A variedade de itens produzidos pelos associados da cooperativa também é frisada pelo secretário. Segundo ele, isso se deve à união das culturas de origem italiana, alemã e portuguesa. Da mesma forma, ele destaca que os produtos das agroindústrias são muito apropriados para o perfil do turista de Gramado.

“Hoje, perto de 60% dos pousos no Salgado Filho são de pessoas que vêm a Gramado. E sabemos as limitações do transporte aéreo. Então esse turista não pode levar frutas in natura, por exemplo. Isso ele compra na quitanda perto da casa dele. Nós queremos que ele leve um produto gastronômico carregado de cultura e história de Gramado”, explica.

No caso das legalizações de que as agroindústrias precisam, Meneguzzo lembra que o município oferece o programa “Gramado Colônia”, cuja principal função é propiciar que o agricultor legalize sua agroindústria com baixo custo. Atualmente existem 91 agroindústrias em Gramado e 53 estão cadastradas no Gramado Colônia.

Sair da versão mobile