Destaques
A despedida de Edio Klein, aquele que semeou o trabalho e o desenvolvimento em Ivoti
Ivoti – A capela Heldt estava lotada para a despedida do ex-vice-prefeito, ex-vereador, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dentre tantas alcunhas que Edio Klein teve em vida. A manhã do dia 4 de outubro foi marcada pelas últimas homenagens, palavras e recordações antes do sepultamento, que ocorreu no Cemitério da Comunidade Evangélica de Ivoti. Familiares, amigos e admiradores do trabalho de Edio, principalmente na área da Agricultura estiveram presentes durante este último momento.
A bandeira de Ivoti estava sobre o seu caixão, município que Edio adotou como seu, mesmo tendo nascido em Linha Nova. “O meu marido fazia questão de falar sobre Ivoti onde quer que estivesse. Ele se dedicou e fez tudo o que pôde por essa cidade, no Sindicato, ajudando o Hospital São José, na Igreja e todo tempo em que esteve na política”, ressaltou a viúva Nelsi Klein.
- Edio Klein foi sepultado com a bandeira de Ivoti sobre seu caixão. (Créditos: Jorge Boruszewsky)
Homenagens nas três esferas em que mais atuou
Certamente, os três títulos mais significativos de Edio foram o de ex-vice-prefeito, ex-vereador, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti, Presidente Lucena e Lindolfo Collor. Maria de Lourdes, prefeita na gestão 2009-2012, disse que Edio foi um vice muito atuante, principalmente na Agricultura. “Ele se preocupava com os produtores rurais, sempre fazendo questão de levantar essa bandeira. Nas tomadas de decisões, estava presente o tempo todo e além disso, construímos uma forte amizade”, detalhou Maria.
Vereador de 1989 a 2008, Edio cumpriu sete mandatos consecutivos antes de se dedicar a vice-prefeito. Marlie Heinle Gehm, representando a Câmara de Vereadores, lembrou do legado do também amigo, que a acompanhou durante todos esses anos na legislatura.Marli também lembrou do seu bom-humor, característica marcante do ex-vereador. “Ele dizia em casa que era governado por quatro mulheres, em alusão a esposa e as três filhas. Com certeza ele fez um ótimo trabalho durante todo o período em que esteve na Câmara”, disse.
Pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rodrigo Bervian, atual presidente, comentou sobre a responsabilidade de dar andamento ao serviço de Edio, que foi presidente por 30 anos e nos outros 10, sempre envolvido de alguma forma com a diretoria. “Ele passou um terço da vida dele lá, por isso dizia que era a sua segunda casa. Também posso dizer que ele era como um pai para todos nós e também para aqueles que frequentavam o sindicato. O Edio conhecia palmo a palmo a história e a propriedade de cada um”, enfatizou.
Edio Faleceu aos 70 anos, às 4h50 do dia 3 de outubro, após lutar desde setembro do ano passado contra um câncer. Ele ficou internado durante oito dias no Hospital São José, local que auxiliou em campanhas, em busca de fundos para manter as atividades do local.
Formado em Biologia, Edio ajudou a fomentar a Agricultura Familiar na Região. Edio deixa enlutados esposa, três filhas, seis irmãos e três netos.
Leia também:
Comoção no velório de Edio Klein, um entusiasta da Saúde e da Agricultura em Ivoti