Conecte-se conosco

Geral

A Fimec teve presença de visitantes e expositores internacionais

15/03/2024 - 11h52min

Foram cerca de 20 mil visitantes que passaram pelos pavilhões da Fenac (Foto: Diego Soares)

Novo Hamburgo – A 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) foi o palco de inovações e negócios do setor-coureiro calçadista, que reuniu visitantes do mundo todo. A feira, que chegou ao fim na quinta-feira (14), contou com diversas empresas e profissionais de diferentes países em busca de novidades, tecnologia e parcerias de negócios no mercado brasileiro e latino-americano. Foram cerca de 20 mil visitantes que passaram pelos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, para conferir soluções em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas e tecnologia.

Durante coletiva de imprensa que ocorreu no início da tarde deste último dia, 14, o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, se juntou aos representantes do Pacto Calçadista e de algumas entidades ligadas ao cluster para fazer uma avaliação da Fimec 2024 e do setor. “Nós entregamos uma grande feira. Bem organizada e dentro da expectativa de expositores e visitantes”, pontuou. “Importante destacar que conseguimos trazer um público bastante qualificado, incluindo uma intensa visitação de estrangeiros”. Jung ainda lembrou que essa presença massiva de visitantes internacionais é fruto de um trabalho da Fenac ao longo dos últimos anos, que intensificou a presença e a visitação em feiras de países vizinhos. “Um exemplo disso é a Argentina, país com o qual conseguimos reestabelecer uma relação e o comércio bilateral”, detalhou.

Além disso, ao falar sobre a presença de empresas asiáticas como expositoras da Fimec deste ano, o diretor-presidente ressaltou que o setor coureiro-calçadista brasileiro naturalmente atrai a atenção do Oriente. “Produzimos cerca de 900 milhões de pares de calçados por ano, então o Brasil é o centro da produção calçadista na América Latina. A Fimec, enquanto uma feira internacional, é uma plataforma que permite que o mercado oriental encontre e venda para clientes internacionais latino-americanos”, definiu.

Expositores comemoram público qualificado

Neste ano, a Fimec reuniu cerca de 400 expositores, ultrapassando 10 mil m² de área de exposição. A presença de um público qualificado e tomador de decisão foi ressaltada entre as marcas participantes. A BASF, empresa com sede em São Paulo, participa da Fimec há anos e ficou satisfeita com esta edição. “Percebemos uma presença qualificada, pois visitaram nosso estande clientes que são tomadores de decisão e empresas com interesse em inovação”, conta Fernando Barbosa, vice-presidente de performance de materiais.

Fábrica Conceito atrai olhares

A coletiva ainda foi momento para o presidente-executivo do IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), Valdir Soldi, detacar o processo de evolução da Fábrica Conceito. O projeto apresentou a produção de calçados e bolsas dentro dos pavilhões da feira. “A produção da Fábrica Conceito é algo que evoluiu bastante e atrai os olhares dos visitantes. Esse ano tivemos a produção de bolsas pela primeira vez e a ideia é evoluir a cada ano”, contextualizou.

 A 48ª Fimec está confirmada para acontecer de 18 a 20 de março de 2025, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.

A 47ª Fimec é uma realização da Fenac Experiências Conectam, que foi apresentada por Sicredi Pioneira e contou com patrocínio de Covestro, Transduarte, Ambiente Verde Indústria e Henkel. A feira ainda teve apoio da Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS. A Fimec 2024 aconteceu de 12 a 14 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo. Mais informações sobre a feira através do site: www.fimec.com.br.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.