Geral
A importância da reciclagem na Semana do Meio Ambiente em Dois Irmãos
Cooperativa dos Recicladores reforçam o descarte correto dos materiais e quais os pontos que a população precisa estar mais atenta
por BRUNO WINGERT
Nesta semana do Meio Ambiente, um dos pontos importantes é a reciclagem. Quando reciclamos e damos nova função aos materiais, estamos contribuindo com a conservação ambiental, uma vez que esta é uma prática essencial para a sustentabilidade.
Dar um novo destino a materiais que seriam descartados com resíduos não recicláveis, isto é, aqueles que não podem ser reutilizados ou transformados em outros produtos, é um ato de conservação ao meio ambiente e ao equilíbrio ecológico. Encima disso a reportagem ouviu a Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, para saber como está a separação no município, e a importância desse ato para o meio ambiente.
Reciclagem no município
Segundo o presidente, Djoni Michel, desde a implantação da coleta seletiva, o município tem contrato com a Cooperativa dos Recicladores. “Os caminhões são da prefeitura, e os motoristas, servidores municipais. Já os garis são da cooperativa. O lixo reciclável é destinado à usina, e o lucro gerado com a venda fica com a cooperativa”.
Em cima do tema reciclagem, Djoni cita os benefícios da necessidade em separar os produtos. “Aproximadamente hoje coletamos cerca de 18 toneladas de lixo seco por dia, precisamos ter uma equipe grande para atender as necessidades da população. No geral, a separação do município está muito boa, com as pessoas separando o lixo corretamente. Tem o pessoal na rua que já faz os montinhos também e já separa, mas nem sempre se pode fazer isso, se todo mundo separar o lixo da melhor forma, isso ajuda nosso trabalho”.
Descarte correto de materiais e produtos
Djoni cita ainda, um alerta sobre o descarte de produtos, e nos ensina a fazer a forma correta de descarte de vidro. “Vidro a gente pede para que as pessoas peguem uma garrafa pet, façam um corte e coloque os vidros dentro. Porque quando chegar aqui a gente não vai se cortar. Muitas pessoas têm o costume de pegar o jornal e enrolar o vidro. Esse jornal como o caminhão compacta, ele pode rasgar e acaba perdendo todo aquele vidro. Colocando na garrafa pet a gente vai aproveitar 100% daquele material e reduzir o risco do pessoal se machucar com os cacos.”
“Além disso, o óleo de cozinha e as seringas também precisam de uma atenção especial. O óleo deve ser descartado em uma garrafa pet e não de vidro, porque quando o caminhão prensa pode estourar e se perde todo o óleo. Já as seringas não devem ser descartadas junto com o lixo. Tem lugares específicos no município que aceitam descarte de seringas”, complementa o Presidente.
38 pessoas trabalham na cooperativa
A Cooperativa hoje é composta por 38 pessoas atuantes, são 13 colaboradores que trabalham na rua, e outros 25 que executam o trabalho na sede da cooperativa situada na Picada Verão.