Destaques

A maquete que representa Santa Maria do Herval no passado

19/11/2020 - 13h58min

Maquete compreende o período entre 1926 er 1941 (FOTO: divulgação)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Uma grande maquete de dimensões 2,34 m x 1 m que consiste na representação da região central do Teewald, com prédios históricos e o Rio Cadeia, está no Museu Municipal Professor Laurindo Vier e veio para agregar ao acervo do local. Baseada em registros fotográficos antigos da época e pesquisas, o período que a obra abrange é entre 1926 a 1941.

A maquete foi confeccionada pelo artista e maquetista Iteno da Silva, natural de Santa Maria do Herval mas residente de Campo Bom. A  maquete foi produzida na escala 1/200 à 1/230 e apresenta também a topografia do relevo da região central e do Rio Cadeia com suas quedas de água,  juntamente com os devidos prédios históricos da época, a maioria deles ainda existentes atualmente no centro da cidade.

O projeto da maquete tem como objetivo a valorização da cultura germânica e dos antepassados que constituíram a comunidade hervalense, assim como demonstrar de que maneira se deu o início da cidade. Além disso, virá a servir de estudo e entretenimento para a comunidade escolar que busca aprender e se aproximar da história da Imigração Alemã na cidade.

Dentre alguns dos prédios que fazem parte da maquete estão: Antiga Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, Casa Paroquial da Matriz, Cemitério, Antiga Sociedade Herval, Antiga Ponte Rio Cadeia, Salão Vier(hoje o Museu), Usina Herval e Barragem, Cascata Herval, Casa da família Scholl, Casa Comercial Kieling, Casa da família Schaumloeffel, entre outras.

O artista Iteno da Silva também é autor do Memorial de Arquitetura Germânica exposto no Museu. É um complexo com mais de 80 maquetes representando fielmente inúmeros prédios de toda a região, desde São Leopoldo até São Francisco de Paula.

Um dos registros fotográficos usados para confeccionar a maquete (FOTO: arq. Museu Municipal)

Fechado

Devido à bandeira vermelha nesta semana, o Museu infelizmente interrompeu o horário de abertura que acontecia de segundas à sábados.

VEJA MAIS FOTOS DA OBRA:

 

 

Sair da versão mobile