Destaques
A mobilização dos profissionais que socorreram as vítimas do acidente em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – A chamada urgente às 8h20 da manhã de quarta-feira, 11, de que um novo acidente acabara de acontecer na “Curva da Morte” mobilizou todas as equipes do Ambulatório 12 de Maio e das ESF’s. Diante da informação de que a tragédia envolvia um caminhão e um ônibus e que tinha várias vítimas, também foram acionados o SAMU e Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, além de ambulâncias municipais de Morro Reuter e Dois Irmãos.
Não se sabia a gravidade dos envolvidos, mas sabia-se que cada segundo importava e poderia ser definitivo, pois o mesmo local já registrou 28 acidentes, dos quais a maioria muito graves e que resultaram em seis vítimas fatais.
A mobilização das equipes foi rápida e bem-sucedida. Todo o primeiro atendimento foi feito pelas equipes hervaleneses que, depois, receberam apoio dos demais municípios pois esses ficam há mais de 20 quilômetros de distância de Herval e, o deslocamento, demora em torno de meia hora. Além disso, outras pessoas que estavam próximas ao local prontamente ajudaram no que estava ao seu alcance.
Ao todo 17 vítimas estavam envolvidas, sendo quatro no caminhão e 13 no ônibus. Dessas, quatro foram transferidas para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas com fraturas e oito tiveram escoriações. Todas passam bem.
Situações como essas mostram o quanto uma equipe é comprometida, competente e capaz de dar o máximo quanto a situação o exige, pois, como dito, em circunstâncias assim cada segundo é definitivo e pode sim ser a diferença entre a vida e a morte, entre o bem-estar e a dor. As autoridades da Saúde de Herval emitiram uma nota de agradecimento a todos os que trabalharam naquele dia:
NOTA DE AGRADECIMENTO
“A Secretaria Municipal da Saúde de Santa Maria do Herval juntamente com sua equipe de profissionais, vem a público agradecer pelo empenho e dedicação das equipes envolvidas no atendimento e socorro prestado às múltiplas vítimas do acidente de trânsito ocorrido no dia 11/11/20 na VRS-873, envolvendo caminhão e ônibus. Destacamos o apoio do SAMU e Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, as equipes da saúde de Dois Irmãos e Morro Reuter, o pronto atendimento do Hospital Pronto Socorro de Canoas-HPS e o Hospital de Dois Irmãos. Nosso muito obrigado a todos os envolvidos!”
EQUIPE AGIU RÁPIDO NO CASO ADÉLCIO
Há algumas semanas outra tragédia que ainda está sem respostas abalou Santa Maria do Herval: o assassinato do empresário e ex-vice-prefeito Adélcio Haubert, morto com um tiro na cabeça em sua própria casa na localidade de Boa Vista do Herval.
Adélcio foi socorrido ainda com vida pelos profissionais do Ambulatório 12 de Maio, muitos dos quais deixaram sua folga e prontamente vieram para ajudar. Diante do momento obscuro colocaram suas próprias vidas em risco para tentar salvar a de Adélcio, pois não se sabia o que ainda estava por acontecer. A tensão era tamanha que os policiais escoltaram os profissionais até o Ambulatório e, posteriormente, até a BR-116 em Morro Reuter de onde seguiram com Adélcio para um hospital da rede particular de Novo Hamburgo.
Naquela noite quem estava de serviço era o médico Mauro Nor Billodre, que destacou que “a equipe de Herval é muito dedicada, tipo uma família, todo mundo vem ajudar quando precisa”.
Além disso, o médico destacou o seguinte:
“Gostaria de agradecer novamente a todos os profissionais de saúde que estiveram presentes fora do seu horário de serviço para auxiliar a esta família que é tão bem quista na cidade de Santa Maria do Herval. Ao enfermeiro Eder que fora do horário de trabalho foi junto na ambulância ajudando a conter o sangramento e nas medicações de sedação junto com a técnica Vivian, e aos Motoristas Gerson, Luis e Nicke.
A enfermeira Jaqueline e Endy, que também ajudaram no atendimento. Mesmo com desfecho trágico que teve tenho orgulho de fazer parte desta equipe de saúde que se empenha tanto a ajudar ao próximo e mostra capacidade técnica mesmo de atendimento graves como este.
Infelizmente casos gravíssimos como o do sr. Adélcio, mesmo tendo todo suporte que teve não está nas nossas mãos, mas nas de Alguém maior…
Que Deus ilumine e dê forças à família e que acolha o sr. Adélcio onde ele estiver”