Geral
Prefeitura de Estância Velha anuncia oficialmente a Patrona da 42ª Feira do Livro
A Prefeitura de Estância Velha anunciou oficialmente a escolha da Patrona da 42ª Feira do Livro do município, com o objetivo de ressaltar a importância dos jovens na construção de um mundo melhor. Maria Eduarda Andára Fagundes, conhecida carinhosamente como Duda Fagundes, uma talentosa estanciense de apenas 21 anos, foi selecionada para essa honrosa posição devido ao sucesso de suas duas obras escritas e publicadas.
Segundo Raoni Forian, diretor de Cultura, Duda representa o futuro e a importância de os jovens se inspirarem em sua trajetória de vida para se atreverem e acreditarem em seus sonhos. Maria Eduarda é filha de Ronie Fagundes e Fabrícia Andára Fagundes, formada no Curso Normal e atualmente estudante de Letras na faculdade. Ela reside com sua família no bairro Encosta do Sol. Ao receber o convite do prefeito Diego Francisco nesta quinta-feira, Duda não conseguiu esconder sua emoção e exclamou: “Meu Deus, que honra!”.
Duda supunha que seria convidada para falar na Feira do Livro e levou um susto ao ser informada de que seria a Patrona desse importante evento literário do município. Fazendo um esforço para conter a euforia e as lágrimas, ela compartilhou seus sentimentos, dizendo: “Eu sempre soube que, em algum momento, me tornaria escritora, mas imaginava que seria mais tarde. Quem diria que eu me tornaria a patrona da Feira do Livro da minha cidade? Para mim, isso é a prova definitiva de que a arte é para todos”, definiu ela, expressando seu sentimento naquele momento.
Desde sua infância, Maria Eduarda Andára Fagundes, ou Duda Fagundes, como é conhecida, cresceu em um ambiente onde a arte era valorizada, seus pais cantando no Coral União. Desde cedo, Duda nutria uma paixão pelo mundo das palavras, mesmo antes de aprender a ler, ela já inventava histórias. Com o tempo, ela começou a se aventurar na escrita, explorando diversos gêneros literários. Criava histórias e montava livrinhos com papel e desenhos, até que descobriu sua verdadeira paixão pela poesia, e a partir daí, não parou mais. Em 2014, aos 16 anos, ela iniciou a escrita de seu primeiro livro, e em 2018, viu sua obra “O oceano que há em nós” se tornar realidade.
Essa experiência despertou em Duda um amor pela escrita e a fez perceber seu potencial para mais. Durante a pandemia, ela dedicou-se intensamente à escrita e reuniu material suficiente para lançar seu segundo livro: “O que eu via da janela”. Formada em Magistério pelo Instituto Ivoti, Duda realizou seu estágio na EMEF Walter Bauermann em 2021 e, no ano seguinte, teve a oportunidade de estagiar na EMEF Selvino Ritter. “Tenho um carinho especial por essas escolas e suas equipes”, compartilha Duda, que atualmente trabalha em uma escola de inglês. “Quero aproveitar e desfrutar ao máximo dessa oportunidade. Agradeço muito pelo convite e farei o possível para inspirar muitos jovens a acreditarem em seus sonhos”, conclui a Patrona da 42ª Feira do Livro de Estância Velha.