Geral
A preocupação com a falta de chuva continua em Presidente Lucena
Presidente Lucena – Se janeiro começou com previsão crítica por conta da falta de chuva, o mês de fevereiro não mudou. Os agricultores seguem preocupados com a estiagem e o prejuízo que ela pode causar na agricultura.
No início do ano, o secretário de Agricultura, Luiz Spaniol (Lui – PDT), já havia relatado ao Diário a sua preocupação com a falta de chuva. Nesta semana, ele foi ouvido pela reportagem e repetiu a fala. “O agricultor sabe que esse é um período complicado, que tem mais dias de sol. Mas, esse ano, a situação está mais grave”, relata Lui.
Como é o líder da pasta, o secretário está diariamente conversando com os produtores. Um dos relatos que mais tem recebido é a situação dos açudes, que estão cada vez mais sem água. Lui mostrou o problema de um açude em Linha Nova Baixa. “Está muito abaixo do normal e o agricultor tem que se virar”, comentou.
PIOR – Na avaliação do secretário, as plantações de milho são uma das mais prejudicadas com a falta de água. Quem fez o plantio mais cedo, não está sofrendo tanto com a estiagem. “Os que plantaram mais cedo colheram espiga. Com a falta de água, ele não conseguiu formar espiga. Os que formaram, ficou pequeno. O pessoal vai fazer a silagem e vai dar uma palha. Um trato de má qualidade”, disse.
Ainda na visão do secretário, o problema dos agricultores com a plantação de milho vai aparecer no inverno. “Se não chover logo, a tendência é piorar, finalizou.